Tempo - Tutiempo.net

Vereador Isaias de Diogo demonstrou preocupação com o arquivo do Legislativo feirense

O poder Legislativo de Feira de Santana deve realizar com a maior brevidade possível um processo de readequação dos espaços físicos e de equipamentos do seu arquivo de documentos, os quais preservam a memória da Câmara Municipal.

Todos nós sabemos que a última reforma ficou restrita a pintura dos gabinetes dos vereadores e a troca de alguns computadores, os quais tecnologicamente estavam superados.

A reforma não surtiu o efeito desejado e não correspondeu as expectativas. Diversos são os problemas estruturais que vem sendo enfrentado nessa legislatura, principalmente na distribuição de som para a bancada dos jornalistas e radialistas que atuam na cobertura dos trabalhos da Casa e, de gravidade inquestionável, o de arquivamento dos documentos produzidos pela Casa da Cidadania.

Nessa reestruturação administrativa e física do Legislativo feirense, o áudio da bancada da imprensa deve ter certa prioridade, e a outra seria melhoras, qualificar e dinamizar as condições do arquivo.

Conversando com vereador Isaias de Diogo, ele afirmou que o arquivo da Câmara deve ser amplamente reformado: “o arquivo da Casa deve sofrer uma ampla reforma, ser equipado com o que existe de mais moderno nessa linha, mesmo porque, além de preservar a memória da Casa, vai facilitar a consulta dos projetos de lei, leis complementares, indicações, decretos legislativos, resoluções, livros de Ata, resoluções normativas, ofícios expedidos, ofícios recebidos e requerimentos”.

O edil ainda afirmou que o “Arquivo do Poder Legislativo” é composto de documentos originais e deve ser aberto para consulta e pesquisas no horário funcional da Câmara Municipal.

Fiquei surpreso com a posição do vereador Isaias de Diogo, porque nos meus mais de 25 anos de atuação no Legislativo feirense, foi o primeiro edil que demonstrou preocupação com o arquivo da Casa.

Depois dessa conversa com o vereador, ficou identificado a disposição em resgatar, organizar e disponibilizar a história do Legislativo feirense através dos registros documentais para pesquisa de quanto tantos dela necessite. Tivemos a certeza deque o terma será tratado por ele na ‘Tribuna da Casa da Cidadania’.   

Fonte: Redação cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS