Tempo - Tutiempo.net

Vereadora Gerusa cobra funcionamento da Deam aos finais de semana

Vereadora Gerusa

Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, nesta terça-feira (26), a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) voltou a cobrar o funcionamento da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) aos finais de semana e em festas populares, a exemplo da Micareta.

Ela reiterou que nos sábados, domingos e períodos festivos a mulher fica mais suscetível de ser agredida.

“Eu chego a ser, realmente, insistente, muitas vezes até prolixa com relação à Micareta em Feira de Santana, quando a gente fala de segurança. Não conseguimos ao longo desses anos, infelizmente, fazer com que a Deam funcione aos finais de semana e também em festas como a Micareta; nós não temos conseguido esta parceria com o Governo do Estado”, lamentou a edil.

Na oportunidade, a vereadora teceu elogios ao trabalho da delegada titular da Deam, Maria Clécia Vasconcelos. “Ela atende com veemência, atende as mulheres, dá realmente todo o encaminhamento necessário e se coloca sempre à disposição”, destacou.

Ainda no que concerne à Micareta, Gerusa disse que mais uma vez haverá no circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, o Observatório da Igualdade Racial, com a finalidade de reunir técnicos possíveis casos de racismo na festa momesca, governo, advogados, assistentes sociais e educadores, para o acompanhamento e combate.

A iniciativa, segundo a vereadora, é  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) em parceria com o Governo do Estado.

“O Centro de Referência à Mulher está tentando também colocar um atendimento específico à mulher durante a Micareta, porque se faz realmente necessário”, ressaltou.

Em seguida, Gerusa parabenizou o Governo do Município por manter o camarote da diversidade, “onde mais uma vez o prefeito vai entregar as chaves e coroar o rei momo, rainha e princesas da Micareta”, disse a edil, destacando que o espaço é destinado a pessoas com deficiência e idosos.

“Isto é importante porque valoriza estas pessoas que tanto prestigiam o evento”.

Finalizando o pronunciamento, Gerusa convidou a população para participar e prestigiar o bloco “Me Leva Que eu Vou”, que integra, sobretudo, crianças, adolescentes e idosos assistidos por programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

“É o bloco da Secretaria de Desenvolvimento Social, que sempre quando não viajo eu me faço presente.

E, se Deus permitir, estarei no sábado à tarde, ali ao lado da igreja dos Capuchinhos, onde sai aquele bloco ordeiro, aquele bloco de profissionais, de assistentes sociais, psicólogos, associações de bairros, Cras, Creas; todos demandatários têm a oportunidade de receber suas camisas gratuitamente”, pontuou.

Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS