Tempo - Tutiempo.net

A literatura faz a festa na Caixa Cultural

A literatura faz a festa na Caixa Cultural neste fim de semana

A literatura vai tomar conta da Caixa Cultural neste e no próximo final de semana. Isso porque, depois do sucesso do ano passado, a FliCaixa e a FliCaixinha ganham uma segunda edição com a presença de grandes nomes da literatura nacional e local. Na pauta, temas contemporâneos que passeiam pela cultura, pela política e pela arte.

Um dos responsáveis pela curadoria do evento, o escritor Aurélio Schoomer afirma que os diferentes autores e estilos literários se conectam a um único objetivo: fortalecer nossa cultura. “Nós queremos que as pessoas tenham essa oportunidade de estar cara a cara com quem tem o que dizer. Há uma grande dificuldade em se conhecer a literatura contemporânea nacional. A festa literária tem se afirmado como um lugar para essa apresentação, além de sempre estar trazendo à tona discussões relevantes sobre temas atuais”, afirma.

A escolha dos autores se deu a partir de uma série de critérios. “Buscamos autores com um trabalho relevante, que tivessem aspectos de vanguarda, também aqueles com representatividade local e com um público cativo – já que as festas literárias prezam por esse encontro entre escritores e leitores”, explica Schoomer ao ressaltar que tudo depende da agenda dos convidados. Dentro os nomes que marcarão presença este ano, o imortal da Academia Brasileira de Letras Antonio Torres, a escritora juvenil Paula Pimenta, a filósofa Djamila Ribeiro, o escritor Gustavo Falcon, dentre outros.

Único nome a marcar presença no ano passado e também este ano, a poeta baiana Livia Natalia vai mediar a conversa entre a filósofa Djamila Ribeiro e a poeta Érica Azevedo. “O lugar de mediadora interessa muito, porque me dá oportunidade de ser leitora dessas mulheres, de construir perguntas que me interessam saber, mediar a fala do público com essas autoras. Eu estou bem interessada pelas sensibilidades, porque ambas são mulheres muito sensíveis, para além do estereótipo da mulher como sensível. São sensíveis porque se pensam enquanto mulheres negras, e se pensam estética e politicamente”, diz sobre a mesa que media, amanhã, às 11h.

Ano passado, Lívia esteve no lugar de autora convidada ao lado de Conceição Evaristo, em bate-papo mediado pelo professor Wesley Correia. “A mesa foi muito boa e bonita. Conceição é uma amiga querida, uma escritora que eu respeito demais, uma mais velha minha. Nos encontramos algumas vezes em algumas mesas, e tanto nas mesas quanto fora delas nós nos gostamos muito, sempre, e isso é muito bonito. Destaque para Wesley Correia, que fez uma mediação muito poderosa, muito sábia, muito gentil, muito encaixada na ideia de ouvir essas duas mulheres falarem”, lembra.

Schoomer faz um resumo dos temas das mesas deste ano. “Além da mesa que fala de questões étnicas e políticas, teremos discussões sobre literatura de viagem, sobre as histórias do sertão baiano, sobre a crítica da arte e da cultura baianas e também uma mesa voltada para literatura juvenil”, resume.
Os pequenos também terão espaço garantido no evento, dentro da FliCaixinha. Apresentações lúdicas  de música e teatro, além de grupos de animação são algumas das atividades previstas para o próximo fim de semana.

OUTRAS NOTÍCIAS