Carlos Lima
Hoje dia 19/11/2017 às 12:10:13

Literatura
Carlos Lima | Publicado em 26/10/2017 às 10:30:44

Começa hoje a 17ª Primavera Literária do Rio terá gincana para estudantes

Começa hoje a 17ª Primavera Literária do Rio terá gincana para estudantes Casa França Brasil receberá 17ª edição da Primavera Literária

Uma gincana digital será uma das atrações para crianças e jovens que comparecerão à Primavera Literária Rio 2017, de 26 a 29 de outubro, das 10h às 20h, na Casa França-Brasil, no Centro do Rio. Usando a ferramenta de educação gamificada Seppio, a plataforma Bibliomundi e a Liga Brasileira de Editoras (Libre) montaram dois jogos, um para os alunos do ensino fundamental e outro para o ensino médio. Os participantes que alcançarem a pontuação máxima de 250 pontos concorrerão ao sorteio de um tablet. O objetivo da ação é incentivar o hábito da leitura.

Os estudantes já podem começar a jogar para acumular pontos antes mesmo do início da Primavera Literária. A gincana é composta por vários desafios, que valem 10 pontos cada. Os alunos do ensino médio serão desafiados, por exemplo, a gravar stories (recurso do Instagram para compartilhamento de vídeos e fotos) lendo uma estrofe do poema ‘Navio Negreiro’, de Castro Alves, à frente do Cais do Valongo, e lendo o poema ‘Mar Português’, de Fernando Pessoa, no terraço do Museu de Arte do Rio (MAR).

Para os estudantes do ensino fundamental, há desafios como gravar um vídeo de uma entrevista com uma professora sobre o livro favorito dela na infância e fazer o desenho de uma jiboia que comeu o elefante do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

Os participantes devem registrar o cumprimento do desafio na plataforma Seppio e no Instagram com a hashtag #primaveraliteraria para validar a contagem dos pontos. Para participar, os alunos deverão : 1 – acessar a página: https://play.seppo.io/?l=en; 2 – Clicar em “login as player”; 3 – digitar os códigos: 30E5AF (para Ensino Médio) e 272078 (para Ensino Fundamental); 4 – Preencher nome e e-mail; 5 – Agora é só jogar. A Árvore de Livros colabora com a divulgação dos jogos nas escolas.

Promovida pela Libre, a Primavera Literária é o maior encontro das editoras independentes do estado e contribui para a movimentação da atividade econômica do setor editorial, para a democratização da leitura e para a discussão de políticas públicas no campo do livro e da leitura. Em 2017, o evento conta com parceria da Bibliomundi, plataforma de autopublicação e distribuição de e-books, e será recheado de programação cultural e estandes de editoras. A entrada é gratuita.

Degustação de e-books

Pelo aplicativo de leitura da Bibliomundi, os visitantes da Casa França-Brasil durante a Primavera Literária poderão baixar gratuitamente trechos de livros das editoras participantes.  Para fazer os downloads, os leitores terão de baixar o aplicativo de leitura Bibliomundi e fornecer um e-mail. “O acesso será feito a partir da distribuição de rede no local e o intuito é proporcionar leitura digital para os visitantes da feira e proximidades”, diz Raphael Secchin, sócio-fundador da Bibliomundi.

A Bibliomundi 

A Bibliomundi (bibliomundi.com.br) é uma plataforma de autopublicação e distribuição de livros digitais criada em 2015. Por meio da Bibliomundi, escritores editam e publicam seus livros sem desembolsar investimento inicial e compartilham com a plataforma parte do retorno financeiro gerado pela venda das obras. A empresa também oferece, através de parceiros tecnológicos líderes de mercado, soluções de criação de livrarias digitais e de conversão de obras impressas para e-books, em condições comerciais que viabilizam o acesso ao mercado digital mesmo a micro e pequenas empresas.

É a única plataforma brasileira a oferecer gratuitamente a autores, editoras e livrarias um sistema múltiplo de dados estruturados (big data), com informações extraídas diretamente dos padrões de compras dos leitores, apresentado, de forma simples e em tempo real, para otimizar as campanhas de marketing, como ferramentas de ‘data tracking’ e ‘book analytics’. O acesso às funcionalidades da plataforma é facilitado através de plugins e interfaces amigáveis.

Adotando a proposta de liberdade criativa e acesso de todos para todos, as soluções e práticas comerciais da Bibliomundi possibilitam diferentes formatos e conexões entre autores, editoras, livrarias, leitores e influenciadores no mercado editorial. Entre os principais parceiros tecnológicos da Bibliomundi destacam-se PublishOne e S2 Books para conversões para ebook, BlueFire para seu aplicativo de leitura de ebooks e BooXtream e Adobe para proteção anti-pirataria DRM.]

Jornal Brasil

Comentários

comentários

Veja também