Tempo - Tutiempo.net

Comissão da Verdade doa livros ao acervo da Biblioteca Municipal Arnold Silva

Prefeito em exercício Luciano Ribeiro recebe livro Comissão da Verdade Feira de Santana

Relatos de feirenses que sobreviveram a Ditadura Militar estão registrados em dois grandes livros doados ao Governo Municipal, na manhã desta terça-feira, 18.

As obras entregues por membros da Comissão da Verdade ao prefeito em exercício, Luciano Ribeiro, vão compor o acervo da Biblioteca Municipal Arnold Silva.

Os livros contêm depoimentos de familiares e das vítimas da repressão política ocorrida entre 1946 a 1988.

São testemunhos de prisões, torturas e sequelas desse período da história do país. As informações foram catalogadas entre agosto de 2013 e abril de 2016.

Vítima da Ditadura Militar, o prefeito em exercício Luciano Ribeiro, que também é membro da Comissão da Verdade, afirma que “os livros resgatam a história de um período que marcou o país e vai permitir que as futuras gerações tenham acesso a relatos de quem sobreviveu ao golpe político”.

A Comissão da Verdade é constituída por representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Igreja Católica, Igreja Protestante, do MOC (Movimento Organização Comunitária), e dos anistiados.

É presidida por Sinval Galeão dos Santos, que foi preso por várias vezes, torturado e exilado.

O ato foi realizado no Paço Municipal Maria Quitéria com as presenças de membros da comissão e dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, do Chefe de Gabinete, Mário Borges, e de Colbert Martins Filho, futuro vice-prefeito.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS