Tempo - Tutiempo.net

Jane Austen, uma estrela de rock literária 200 anos após sua morte

Moeda comemora 200 anos da morte da escritora Jane Austen

É possível pensar que a única “verdade universalmente reconhecida” sobre Jane Austen quase começa e termina na famosa frase do início do seu livro Orgulho e Preconceito, aquele pressuposto irrefutável de que “um homem solteiro com fortuna deve estar procurando uma esposa”.

Dia 18 de julho comemora-se o bicentenário da morte da autora britânica aos 41 anos, uma escritora cuja fama póstuma e dedicados seguidores a transformaram em uma espécie de estrela de rock literária, um ícone cultural que desperta agitadas paixões.

Seus leitores dedicados desenvolvem com ela uma intimidade peculiar e sentem um estranho esnobismo ou direito de propriedade que poderia ser resumido em um “não toquem na minha Jane” ou “esse bando de fãs bregas realmente não entende a obra dela”.

O debate inflamado sobre a “leitura correta” das obras, sua popularização ou transformação em um produto pop e equivocadamente superficial, é algo tão clássico quanto as roupas de corte imperial que vestem suas heroínas nas recorrentes adaptações cinematográficas e televisivas de seus seis livros.

Já disse Virginia Woolf que “qualquer pessoa que tiver a ousadia de escrever sobre Jane Austen é consciente de que há 25 homens idosos que vivem na cidade de Londres que se ressentem de qualquer dúvida sobre sua genialidade, como se fosse uma afronta à castidade de suas tias”.

A advertência dela não foi levada em conta. A grande quantidade de estudos e livros sobre a vida, obra, milagres, estilo, costumes, culinária e paisagens do universo de Austen foi e é imparável.

A Grã-Bretanha imprimirá este ano notas de 10 libras com seu rosto; Winchester, em cuja catedral está enterrada a escritora; receberá uma grande exposição, e em espanhol aparecerão edições comemorativas de seus romances (por Alianza e Penguin Classics) e pela primeira vez a coleção completa de sua correspondência, Cartas (dÉpoca Editorial) e seus escritos de juventude, Amor e Amizade (Alba).

ANDREA AGUILAR

OUTRAS NOTÍCIAS