Tempo - Tutiempo.net

João Pinto Coelho vence prêmio Leya 2017

João Pinto Coelho vencedor do prêmio Leya 2017

Este é o mais importante prêmio para uma obra inédita escrita em língua portuguesa, no valor monetário de 100 mil euros, e inclui a edição da obra pelo grupo editorial Leya.

Presidido pelo Manuel Alegre, o júri deste ano foi ainda constituído pelos escritores, Nuno Júdic; Pepetela; pelo crítico José Castello; pelo professor da Faculdade de Letras d Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira; pelo reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Mobuto Lourenço do Rosário e pela Universidade de São Pauto, Rita Chaves.

No anúncio do vencedor, feito na sede do grupo editorial LeYa, o presidente do júri, Manuel Alegre, afirmou que “Os loucos da rua Mazur” é um romance “bem estruturado, bem escrito, que capta a atenção quer pelo tema, quer pela construção em tempos paralelos”.

O autor tem já publicado o romance “Perguntem a Sarah Gross”, de 2015, que foi finalista do prémio Leya em 2014.

De acordo com o currículo do autor, João Pinto Coelho nasceu em Londres, em 1967, e é licenciado em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa.

Em 2009 e 2011 participou em ações do Conselho da Europa, em Auschwitz, na Polónia, tendo juntado alunos portugueses e polacos no projeto “Auschwitz in 1st Person/A Letter to Meir Berkovich”.

OUTRAS NOTÍCIAS