Tempo - Tutiempo.net

Kazuo Ishiguro ganha o Nobel de Literatura 2017

Kazuo Ishiguro (Foto: Reprodução/Facebook)

O escritor Kazuo Ishiguro, de 62 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2017. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (5) em um evento em Estocolmo, na Suécia. Considerado um dos maiores autores vivos da língua inglesa, ele vai receber 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões).

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel, informou em comunicado que o Ishiguro recebeu o prêmio porque “em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo”.

Nascido em Nagasaki, no Japão, em 1954, Kazuo Ishiguro mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade, onde vive até hoje. Autor de oito livros (sete romances e um volume de contos), ele escreve em inglês.

São dele “Os vestígios do dia” (1989), que ganhou o Man Booker Prize de 1989, e a ficção científica “Não me abandone jamais” (2005), ambos adaptados ao cinema e lançados no Brasil pela Companhia das Letras.

A editora também publicou “Quando éramos órfãos” (2000) e “O gigante enterrado” (2015), além da seleção de contos de “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009).

Ao fazer o anúncio do prêmio a Ishiguro, secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, destacou que o autor retrata em seus livros temas como “memória, passagem do tempo e autoilusão”.

Danius descreveu que o estilo de Ishiguro junta Jane Austen e Franz Kafka, com “um pouco de Marcel Proust na mistura”.

A Academia também lembrou que o filme “Vestígios do dia” (1993) foi estrelado pelo ator Anthony Hopkins. Ishiguro assina ainda o roteiro do filme “A condessa branca” (2005), estrelado por Ralph Fiennes e Natasha Richardson.

Nascido no Japão e radicado na Inglaterra desde criança, Kasuo Ishiguro só voltou ao seu país de origem quando já era adulto. No final dos anos 1970, graduou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kenty. Mais tarde, cursou escrita criativa na Universidade de East Anglia.

Seu primeiro livro é “A pale view of hills” (1982), que foi editado no Brasil pela Rocco com o título “Uma pálida visão dos montes”.

Tanto o romance de estreia quanto a obra seguinte, “An artist or the floating world” (1986) se passam em Nagasaki poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial.

Os livros de Ishiguro foram traduzidos em 28 línguas. Em 1995, ele recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à literatura. Ele mora em Londres com a mulher e a filha.

Veja, abaixo, as principais obras de Kazuo Ishiguro:

— Romances

  • “Uma pálida visão dos montes” (1982) – lançado no Brasil pela Rocco; esgotado
  • “An artist of dhe floating world” (1986) – inédito no Brasil
  • “Os vestígios do dia” (1989) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • “The Unconsoled” (1995) – inédito no Brasil
  • “Quando éramos órfãos” (2000) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • “Não me abandone jamais” (2005) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • “O gigante enterrado” (2015) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras

— Livros de contos

  • “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009)

— Filmes e TV

  • “Vestígios do dia” (1993) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
  • “A condessa branca” (2005) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
  • “Não me abandone jamais” (2010) – roteiro de Alex Garland baseado no romance de Kazuo Ishiguro e direção de Mark Romanek.

POr G1

OUTRAS NOTÍCIAS