Tempo - Tutiempo.net

Livro do jornalista Jorge Magalhães foi publicado pela editora CHIADOem Portugal

Livro de Jorge Magalhães

A Editora Chiado, com sede na avenida Liberdade, em Lisboa,  tem seis escritórios internacionais com abrangência em cerca de duas dezenas de países de todos os continentes. Em Paris, por exemplo, o escritório está na Avenue des Champs Elysées e na Alemanha na Kurfüstendamm, em Berlim.

O livro “A República do Mangue” está  na Coleção “Viagens na Ficção” da Editora Chiado. É o romance de estreia do jornalista feirense Jorge Magalhães que conta “o drama de uma comunidade de humildes pescadores e marisqueiros numa ilha paradisíaca e imaginária”.O nome da ilha é Tracajás.

Jorge Magalhães tem vasta experiência jornalística e se utilizou dela para criar as tramas de um romance que se passa numa cidade pequena com figuras do cotidiano, como o padre, o juiz, o prefeito e figuras populares.

Jorge atuou no jornalismo do  Feira Hoje, Folha do Norte, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Revista Panorama, Tv Subaé.

Como poeta participou do movimento ‘Hera’ liderado por Antônio Brasileiro, publicou pela coleção ‘Olhos D´Água” e em publicações da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O personagem central do livro é o pescador Arnaldo Calafate, cujo “perfil antropológico foi lastrado em descrições etnológicas constantes do livro ‘Formação do Candomblé: História e Ritual da Nação Gege na Bahia’, de autoria de Luís Nicolau Perés”, explica o autor em uma nota bibliográfica no livro.

O livro foi lançado em Feira de Santana no Museu de Arte Contemporânea e terá também um novo lançamento em Salvador.

Jânio Rêgo

OUTRAS NOTÍCIAS