Tempo - Tutiempo.net

Novo romance de Mia Couto encerra trilogia de saga africana

O escritor moçambicano Mia Couto

O escritor moçambicano Mia Couto, nascido em 1955, vem publicando desde 1983, tendo estreado no romance em 1992, com “Terra sonâmbula”. Toda sua produção escrita tem como tema Moçambique e a experiência africana lusófona, seja em crônicas, contos ou poesia. Mia Couto já há décadas se posicionou como porta-voz da vida moçambicana, alguém medido, pesado e aprovado pelo sistema literário mundial para atuar como “embaixador” cultural do país (sua obra já está traduzida em mais de 20 países).

Seus romances geralmente oscilam entre três temporalidades que se cruzam: o presente imediato (os conflitos entre tradição e modernidade em Moçambique), o passado recente da guerra civil (a violência do período pós-independência) e o passado mais distante do período colonial (retrospectivas ficcionais de momentos traumáticos da história africana).

Seu novo romance, “O bebedor de horizontes”, faz parte do último grupo. Trata-se da derradeira parte de uma trilogia intitulada “As areias do Imperador”, completada com “Mulheres de cinzas” e “Sombras da água”, já disponíveis no Brasil. A trilogia resgata a história de Ngungunyane, último imperador de Gaza, reino que no fim do século XIX ocupava a parte sul de Moçambique.

KELVIN FALCÃO KLEIN

 

OUTRAS NOTÍCIAS