Tempo - Tutiempo.net

O memorial do desterro vence segunda edição do Prêmio Kindle de Literatura

Mauro Maciel é o vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2018

O romance “O memorial do desterro”, do autor gaúcho Mauro Maciel, ganhou a segunda edição do Prêmio Kindle de Literatura, anunciado nesta segunda-feira, em São Paulo. O autor do livro, que está disponível no formato e-book na loja virtual da Amazon, ganha R$ 30 mil e a publicação da obra em versão impressa pela Nova Fronteira. Inscreveram-se no concurso literário 1,7 mil obras.

“Memorial do desterro” conta a história de um escritor frustrado que se vê obrigado a voltar à literatura quando um inquilino seu e fã de sua obra morre na fictícia Santa Maria do Mar Revolto, no sul do Brasil. Ao tentar buscar detalhes de sua vida para escrever um obituário, ele empreende uma viagem pelo Atlântico sul.

Advogado de formação, Mauro Maciel começou a escrever em 1988, quando participou de um concurso literário com um conto. Tem outros dois romances publicados: “A pedra do Dr. Getúlio”, lançado pela editora Movimento, e “A travessia do rio Japeju”, pela Editora Benvirá, que foi finalista do Prêmio Saraiva de Literatura.

O escritor Carlos Heitor Cony, morto no início do mês, fazia parte do júri ao lado de Geraldo Carneiro, mas não teve oportunidade de dar seu voto final. Cony foi homenageado na cerimônia de entrega. Na fase final, concorreram com Maciel os autores Fernanda Mellvee, com “Amarga neblina”; J.L. Amaral, com “Entre pontos”; Mauro Lopes, com “Nova Jaguarara”, e Barbara Nonato, com “Pelos caminhos do tempo”

O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS