Tempo - Tutiempo.net

Obra de Caravaggio será leiloada cinco anos após ser descoberta em um sótão

'Judith e Holofernes', pintura de Caravaggio (1571-1610)

Uma pintura do mestre italiano Caravaggio descoberta há cinco anos em um sótão será vendida em leilão no dia 27 de junho na cidade francesa de Toulouse e poderá chegar a 150 milhões de euros, disseram especialistas em arte.

A pintura, atualmente exposta na Galeria Colnaghi, em Londres, data de 1607 e retrata a heroína bíblica Judith decapitando o general assírio Holofernes.

‘Judith e Holofernes’, pintura de Caravaggio (1571-1610) Foto: Charles Platiau/ Reuters

O quadro Judith e Holofernes foi encontrado pelos proprietários de uma casa em Toulouse em 2014, quando investigavam um vazamento no sótão.

Salvo alguns pequenos danos, disse o especialista em arte Eric Turquin, a pintura surpreendentemente permanece em boas condições.

Turquin afirmou que a pintura, que foi mantida no sótão “por pelo menos 100 anos”, passou por uma análise exaustiva e inicialmente secreta para atestar sua autenticidade.

“Depois de cinco anos de análise, trabalho, discussões… agora que estamos realmente certos de que é uma tela de Caravaggio, colocamos no mercado”, disse Turquin.

É provável que atraia um interesse particularmente forte entre os compradores fora da Europa, afirmou.

“Esta pintura é muito importante porque Caravaggio é um grande artista que fala com a nossa geração, e existem apenas 65 pinturas conhecidas dele”, disse Turquin, cuja agência liderou o trabalho de pesquisa sobre a pintura desde que foi encontrada.

“Dentro de sua obra, esta pintura é crucial… Ele está inventando algo novo… criando pinturas obscuras que se tornarão as pinturas de seus últimos anos, as melhores, nós achamos, quanto mais trágico, mais comovente… mais moderno”, disse.

A pintura é a segunda de Caravaggio a retratar Judith decapitando Holofernes bêbado. A primeira, datada de cerca de 1600, está em exibição no Palácio Barberini, em Roma.

Shofie Royle

OUTRAS NOTÍCIAS