Tempo - Tutiempo.net

Com imagem de Neymar, Copa do Mundo já inspira golpes online

A Copa do Mundo de 2014 já está inspirando cibercriminosos na prática de golpes de phishing – em que e-mails adulterados e que parecem vir de fontes confiáveis tentam roubar informações pessoais dos usuários. A fabricante de antivírus Kaspersky identificou diversos golpes aplicados no País, usando grandes marcas e nomes conhecidos do público, como o jogador do Santos Neymar e o apresentador de TV Rodrigo Faro, para tentar enganar as vítimas.

Segundo a Kaspersky, o mode que os criminosos operam é sempre o mesmo: prometendo prêmios em dinheiro, eletrônicos viagens ou ingressos para os jogos, os criminosos buscam principalmente a clonagem de cartões de crédito. Segundo a Kaspersky, o Brasil está entre os cinco países com maior frequência de ataques de phishing.

O analista de malware da Kaspersky, Fabio Assolini, orienta os usuários a jamais cadastrarem seus números de cartões de crédito e um site desconhecido, para que não seja clonado. “Essas promoções divulgadas por e-mail geralmente são falsas. Prefira visitar diretamente o site das empresas para verificar se a promoção realmente existe. Em caso de dúvida, use o telefone e contate a empresa para se certificar”, afirma Assolini em um post no blog da companhia.

Fonte: Do JB

OUTRAS NOTÍCIAS