Tempo - Tutiempo.net

Globo faz editorial em defesa de Glenn Greenwald

Globo defende Glenn Greenwald

O jornal O Globo foi o primeiro dos veículos da mídia corporativa a sair em defesa do jornalista Glenn Greenwald, alvo de uma tentativa de intimidação por parte do Ministério Público.

“O que importa é rechaçar o ataque ao jornalista, protegido pelo direito de informar e do sigilo da fonte.”

“Mesmo que ela já seja conhecida, é afrontoso tentar acumpliciar Glenn Greenwald com os hackers, com base em interpretações forçadas de frases soltas em diálogos travados entre Glenn e Walter Delgatti Neto, obtidos pela Polícia Federal.”

“Que, por sinal, nada viu nas investigações que identificasse a ‘participação material’ do jornalista nos crimes de interceptação e roubo dos diálogos”, diz o texto.

É preciso separar o que é importante daquilo que só atrapalha o entendimento do que aconteceu.

Investigar o que esteve por trás da invasão de privacidade e tudo o mais não pode avançar sobre o espaço da liberdade constitucional de imprensa e, por decorrência, do jornalista.

Que não pode é propagar mentiras, calúnias e difamações. Moro e Dallagnol não reconhecem o material vazado, que não serve de prova na Justiça por ter sido roubado.

Já as implicações políticas são livres numa sociedade que se pretende aberta. Inaceitável é o MP, por meio de um procurador, buscar vingança no uso do cargo, conclui o editorial.

Editorial de O GLOBO

OUTRAS NOTÍCIAS