Tempo - Tutiempo.net

Ministro afirma que a segurança do papa será feita pelo povo brasileiro

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que quem irá fazer a “segurança” do Papa Francisco é o “povo brasileiro”.

“Quem vai fazer a grande segurança do papa é o povo brasileiro, a juventude, o pessoal que está esperando com grande alegria. Se ocorrerem manifestações, e é natural que ocorram em um país democrático, nós vimos tantas agora, será absolutamente normal. E o papa é uma pessoa democrática, acostumada a viver na periferia de Buenos Aires. Vai saber entender”, disse o ministro.

A Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. A visita do papa ao país, sua primeira viagem internacional desde que assumiu o comando da Santa Sé, será o ponto alto do evento católico.

Mesmo com a advertência da agência de inteligência brasileira, o titular da Secretaria-Geral enfatizou que “ninguém vai querer agredir” o pontífice durante o evento. Para ele, os eventuais protestos durante a passagem do arcebispo de Roma pelo Brasil não terão como objetivo criticar o novo papa, e sim aproveitar a visibilidade mundial da jornada para chamar a atenção para as reivindicações populares.

Indagado sobre se o governo federal poderia vir a reduzir o efetivo policial destacado para atuar na visita do Papa Francisco diante de um pedido direto do líder da Igreja Católica, Carvalho ressaltou que o Planalto não irá tomar nenhuma atitude que desagrade ao pontífice.

Porém, observou o ministro, como a integridade física dos chefes de Estado estrangeiros que visitam o país é responsabilidade do Executivo, o governo tem procurado harmonizar.

 
A visita do Papa Francisco será tranquila, de muita paz e mais um sucesso da Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: Redação/Fabiano Costa

OUTRAS NOTÍCIAS