Tempo - Tutiempo.net

Parte da elite tinha complexo de vira-latas disse Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na tarde desta quinta-feira, 18, durante palestra sobre a política externa brasileira, que o Brasil ainda não era um país respeitado internacionalmente quando ele chegou à Presidência no início de 2003.

“Nós não éramos respeitados. Uma parte da elite tinha complexo de vira-latas. A elite não queria disputa para ser igual (aos outros países), ela já se achava inferior”, afirmou.

Uma das primeiras ações levadas a cabo por sua administração, disse, foi levar ao Fórum de Davos – que reúne anualmente líderes da economia global – a ideia de que era possível vencer a fome.

“Fui a Davos no primeiro mês de mandato e disse que era possível acabar com a miséria e a fome. Exatamente o mesmo que disse no Fórum Social Mundial no mesmo ano”, afirmou.

Lula narrou também um encontro que teve com o ex-presidente norte-americano George W. Bush, no início de seu governo, próximo ao início da Guerra do Iraque (2003-2011).

Segundo ele, Bush buscava aliados para o conflito, que ele rechaçou dizendo que a guerra que ele iria travar na sua administração era contra a fome.

“Minha guerra é contra a fome. Essa é a guerra que eu quero vencer no meu mandato. O senhor faça a sua guerra e eu faço a minha”, disse Lula, narrando o que teria dito ao ex-presidente americano. Segundo Lula, o combate à fome foi priorizado desde então. “Colocamos para o mundo a questão do combate à fome”.

O ex-presidente proferiu palestra intitulada “Brasil no mundo – Mudanças e Transformações”, que faz parte da conferência “2003-2013: Uma nova Política Externa”, realizada na Universidade Federal do ABC (UFABC).

 

Fonte: Guilherme Waltenberg e Gustavo Porto

OUTRAS NOTÍCIAS