Tempo - Tutiempo.net

Dallagnol coleciona 23 denúncias contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público

Deltan Dallagnol, 23 denúncia contra ele

O procurador da República e coordenador da operação “lava jato” em Curitiba, Deltan Dallagnol, soma 23 de denúncia contra ele levadas ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, dois desses processos devem ser levados à votação no plenário do CNMP ainda nesta terça-feira (10).

Quem decide colocar em votação as pautas é o presidente do colegiado, o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Entre dois casos que estão prontos para serem votados no plenário hoje, um deles é uma representação da senadora Katia Abreu (PDT-TO).

Ela acusa Dallagnol de comprometer o exercício de suas funções como procurador por ter divulgado nas redes sociais, em junho, uma notícia que continha informações sigilosas de uma delação que atingia a senadora.

Esse pedido para abertura de um processo administrativo disciplinar (PAD) contra Dallagnol foi colocado pela primeira vez em votação em agosto.

Na ocasião, o CNMP formou maioria (oito votos) para arquivar a reclamação de Kátia Abreu – o colegiado é composto por 11 membros.

O julgamento chegou a ser concluído foi concluído porque um dos conselheiros, Erick Venâncio, pediu mais tempo para analisar o caso (ou seja, pediu vistas no jargão do Judiciário). A tendência, portanto, é que essa primeira representação seja arquivada hoje.

Outra representação que deve ser colocada em votação nesta terça-feira (10) é a do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Esse caso foi levado ao Conselho porque Dallagnol postou mensagens sobre o senador em uma rede social, consideradas pelo parlamentar como ofensivas.

Luis Nassif

OUTRAS NOTÍCIAS