Tempo - Tutiempo.net

Talibãs matam 11 policiais no Afeganistão

Após ataque no sul do país, 15 talibãs foram mortos; ao mesmo tempo, tentativa de atentado suicida contra comboio da Otan mata mulher.

Onze policiais afegãos foram mortos em um ataque dos talibãs na capital provincial de Helmand (sul), Lashkar-Gah, informou neste domingo (17) o governador da região à AFP.

De acordo com Hayatullah Hayat, o ataque – reivindicado pelos talibãs em sua conta no Twitter – ocorreu na madrugada deste domingo.

“Esta madrugada, por volta de 1h00 da manhã, um grande número de talibãs atacou dois postos de polícia no bairro Qalai Sang, em Lashkar-Gah. Nossas forças responderam, mas, infelizmente, onze de nossos policiais foram mortos e dois feridos”, declarou.

Segundo Hayat, “os talibãs fugiram depois do envio de reforços”.

O chefe da polícia local, Ghafar Safi, afirmou por sua vez que “quinze combatentes do Talibã foram mortos” durante essas operações.

Os talibãs controlam dez dos catorze distritos de Helmand há quinze meses e cercam literalmente a capital da província.

Outro atentado no sul do Afeganistão

Enquanto isso, uma tentativa de atentado suicida contra um comboio da Otan perto de Kandahar, igualmente no sul do Afeganistão, matou uma mulher e feriu quatro pessoas, de acordo com o chefe da polícia provincial.

“Um carro-bomba tentou atingir um comboio da Otan perto do aeroporto de Kandahar, mas explodiu muito cedo. Uma mulher morreu e quatro outras pessoas ficaram feridas”, disse.

De acordo com o general Razik, “as vítimas estavam em um veículo que seguia o comboio”.

Questionada, a sede das forças da Otan em Cabul indicou que está verificando essas informações.

As forças da Otan mobilizadas como parte da Operação Resolute Support costumam ser alvos de tentativas de atentado.

Agência EFE

OUTRAS NOTÍCIAS