Tempo - Tutiempo.net

Vale: Rompimento barragem em Brumadinho foi uma verdadeira chacina

Chacina da Vale

Novas imagens divulgadas pela BandNews nesta sexta-feira (1) revelam o desespero de funcionários para escapar da lama da Vale.

O vídeo mostra o momento exato em que a lama proveniente do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) avança pela área da mineradora.

As imagens da tragédia, que hoje completa uma semana, foram gravadas por uma câmera que estava acoplada a um guindaste da empresa.

Segundo o horário da filmagem, o rompimento da barragem ocorreu às 12h28 da sexta-feira (25). O vídeo tem duração de 1 minuto e 20 segundos e mostra veículos tentando fugir do local.

No começo, surge ao fundo uma coluna de poeira que avança e, logo depois, a lama aparece cobrindo o relevo da região em segundos.

É possível ver, à direita, uma composição de trens que para assim que acontece o rompimento, além de veículos que tentam, mas não conseguem, escapar dos rejeitos.

Na quinta-feira (31), os bombeiros informaram que subiu para 110 o número de mortos. Ao todo, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, são 238 pessoas desaparecidas.

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse que a sirene de alerta, que deveria soar em caso de algum incidente, não tocou porque foi “engolfada” pela lama.

“Aconteceu um fato que não é muito usual: houve um rompimento muito rápido da barragem”, declarou ele em entrevista coletiva concedida em Brasília.

“A sirene foi engolfada pela queda da barragem antes que ela pudesse tocar.”

Especialistas afirmaram que existe tecnologia para que alertas sonoros de emergência sejam acionados em qualquer circunstância, independentemente da velocidade do evento.

“Chacina”
Depois da divulgação das novas imagens e da declaração do presidente da Vale, internautas reagiram nas redes sociais:

— Queria saber se o Presidente da Vale dorme com a cabeça tranquila todas as noites. Falar que a SIRENE não tocou porque foi engolida pela lama, mostra a seriedade dessa presidência assassina.

— Sem ver as imagens, a gente acha que dá para escapar. Vendo isso, caímos na real. O que esse novo vídeo mostra é o assassinato de vários empregados.

— Que cena horrível, imaginem o desespero das pessoas nestes veículos tentando fugir e sem saída. Quem olhou direto para a coluna de lama e viu a morte se aproximar. Foi uma chacina!

— Homicídios dolosos, sem a mínima chance de defesas às vitimas, com requinte de crueldade.

OUTRAS NOTÍCIAS