Tempo - Tutiempo.net

Bolsonaro reconhece Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela

Bolsonaro reconhece juan guaido Presidente interino da Venezuela

Ao lado de pelo menos mais 10 governos, incluindo o dos Estados Unidos, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reconheceu na tarde de quarta-feira (23) o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente interino daquele país.

“O Brasil apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela”, escreveu Bolsonaro em uma rede social.

Além do Brasil e EUA, reconheceram Guaidó como “presidente encarregado” Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Paraguai, Guatemala, Costa Rica, Equador, Honduras, Panamá e Canadá.

A União Europeia disse apenas que “acompanha de perto” a situação venezuelana e estabeleceu consultas entre os 28 países-membros do bloco.

O México anunciou que, por enquanto, continuará reconhecendo Nicolás Maduro como presidente.

Em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial, Bolsonaro prometeu dar “todo o apoio necessário” para o reconhecimento internacional de Guaidó como presidente e para a mudança de regime na Venezuela.

Ele fez uma rápida declaração ao lado do colega colombiano, Iván Duque, da vice-presidente peruana, Mercedes Araóz, e da chanceler canadense, Christya Freeland. Todos participaram de um “diálogo diplomático” sobre a crise venezuelana.

— O Brasil, juntamente com os demais países do Grupo de Lima ao longo do dia, que estão reconhecendo um a um esse fato, nós daremos todo o apoio político necessário para que esse processo siga seu destino  — afirmou Bolsonaro, referindo-se ao grupo formado por 14 países da América Latina e do Caribe mais o Canadá.

O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS