Tempo - Tutiempo.net

Executivo da Siemens diz que Serra sugeriu acordo em licitação

Em e-mail antigo enviado a seus superiores, um executivo da Siemens disse que o ex-governador de São Paulo, José Serra, sugeriu à multinacional alemã um acordo em 2008 para evitar que uma disputa empresarial travasse uma licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

 

Segundo reportagem da Folha, o texto relata uma conversa que um diretor da multinacional, Nelson Branco Marchetti, afirma ter mantido com Serra e seu secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante congresso do setor ferroviário em Amsterdã, na Holanda. Na época, a companhia alemã disputava com a espanhola CAF uma licitação milionária para fornecer 40 novos trens à CPTM e ameaçava questionar judicialmente o resultado da concorrência, caso não fosse vitoriosa.

 

A proposta apresentada pela Siemens foi a segunda melhor, mas a empresa esperava desbancar a rival, que ofereceu o preço mais baixo. No e-mail em questão, o executivo da Siemens afirma que o então governador de São Paulo disse que cancelaria a licitação, caso a CAF fosse desqualificada. No entanto, Serra e seu secretário de Transportes Metropolitanos “considerariam” outras soluções para evitar um atraso na entrega dos trens causado pela disputa empresarial.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Redação/ Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS