Tempo - Tutiempo.net

Os partidos politico terão mais de 90 dias para prestar conta de 2017

Sérgio Lima

Partidos políticos terão mais 90 dias para apresentar, complementar ou corrigir as prestações de conta do ano de 2017. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, nesta 5ª feira (17.mai.2018), ampliar o prazo dado às legendas.

O prazo, em dias corridos, começou a contar a partir do dia 30 de abril de 2018.

Os ministros analisaram 1 pedido assinado pelos partidos: MDB, PROS, PTB, PMN, PSDC, PRP, PTC, PPS, PC do B, PP, PT e Avante. As siglas haviam apresentado uma petição pela suspensão do SPCA (Sistema de Prestação de Contas Anual), no qual devem ser enviados documentos.

As legendas reclamaram de problemas operacionais do sistema e apresentaram 11 falhas. Também alegaram que não foram convidados para o debate sobre os requisitos da ferramenta, a qual classificaram como “inadequada”.

Segundo os partidos, o sistema não permite a inserção de informações financeiras importantes na prestação de contas, como o recebimento de pagamentos e reembolsos de pessoa jurídica.

Na decisão, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, afirmou que ouviu, de representantes dos partidos, ponderações a respeito das dificuldades encontradas no envio das informações pelo SPCA.

Entendendo que se trata de 1 processo novo, o ministro sugeriu a extensão do prazo. Com a medida, os partidos poderão acessar os dados já entregues e fazer correções sem o risco de tais intervenções serem entendidas como erro ou omissão.

Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS