Tempo - Tutiempo.net

Projeto de Bolsonaro que facilita posse armas é rejeitado por 70% dos brasileiros

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

O projeto do presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte de armas de fogo pela população é rejeitado por 70% dos brasileiros, conforme pesquisa do Datafolha realizada entre os dias 4 e 5 de julho. Segundo o levantamento, a rejeição ao porte é maior entre as mulheres, chegando a 78%, pretos (74%), pardos (72%) e indígenas (82%).

A rejeição à medida também é alta entre a parcela mais pobre da população, chegando a 75% entre os que possuem renda familiar mensal de até dois salários mínimos e 70% entre o grupo que ganha até dez salários mínimos mensais.

Segundo a pesquisa, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo,  a exceção fica entre os apoiadores do PSL, partido de Bolsonaro, onde 72% dizem apoiar a flexibilização do porte de armas de fogo, além dos empresários (55%) e dos que avaliam o governo Jair Bolsonaro como bom ou ótimo (52%). A pesquisa do Datafolha ressalta, ainda, que a Região Sul concentra o maior número de pessoas favoráveis ao porte de armas (38%). Já o Nordeste é Região onde o projeto encontra menos apoio (23%).

Ainda conforme o Datafolha, a rejeição à posse de armas de fogo variou de 64% a 66% desde abril, alcançando o maior patamar numérico no período de seis anos. O percentual dos que afirmaram que a posse de armas para autodefesa “deverão ser um direito do cidadão” passou de 34% para 31% entre abril e julho deste ano.

O Datafolha ouviu 2.086 em 130 cidades brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Brasil 247

OUTRAS NOTÍCIAS