Tempo - Tutiempo.net

A Prefeitura revoga decisão e mantém tempo integral em creches para quem ja estão matriculados

Centro Municipal de Educação Infantil Nova Esperança, também no bairro da Federação — Foto: Alan Tiago Alves/G1

A Prefeitura de Salvador revogou, nesta quarta-feira (21), uma decisão da Secretaria Municipal de Educação (Smed)e manteve o ensino em tempo integral oferecido pela rede para crianças que já estão matriculadas no sistema.

]Dessa forma, tanto os alunos que estão com 4 e 5 anos, quanto os que irão completar em 2019, seguem estudando nas creches municipais nos dois turnos.

Os novatos que tiverem 4 e 5 anos não terão a possibilidade.

A informação foi divulgada na noite desta quarta, horas após a Smed anunciar a suspensão do ensino integral para todas as crianças com 4 e 5 anos.

O objetivo, segundo a Secretaria, era criar novas vagas para anteder a estudantes da mesma faixa etária que ainda não conseguiram se matricular em nenhum turno.

Em nota, o prefeito ACM Neto informou que, apesar da mudança nas regras, o intuito ainda é o mesmo.

“A Secretaria de Educação tomou uma decisão que estou invalidando.

Essa nova norma só passa a valer a partir das novas matrículas, para que a gente possa ampliar o número de vagas”, diz o prefeito no comunidado.

Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulgou que a partir de 2019 apenas crianças com 2 e 3 anos teriam ensino em tempo integral nas creches da rede municipal.

A medida afetaria a vida de mais de 4 mil crianças com 4 e 5 anos que hoje têm turno integral nas creches.

De acordo com a secretaria, a adequação resultaria na criação de 4,5 mil novas vagas, para reduzir o déficit no municípío.

Segundo dados da pasta, faltam vagas para mais de 9 mil crianças de 4 e 5 anos atualmente.

Após a divulgação, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou ao G1que não concordava com a mudança e iria se reunir com representantes da prefeitura para discutir a situação. Contudo, o encontro não chegou a acontecer.

G1

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS