Tempo - Tutiempo.net

Capacitação para promoção da Igualdade Racial

Profissionais que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Creas e Cras) participaram nesta quarta-feira (15) da capacitação para a III Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana.

Dentre os temas discutidos estão democracia racial, desenvolvimento, intolerância religiosa, liberdade de culto, educação sustentável, ações afirmativas e de enfrentamento ao racismo, avanços obtidos pela política nacional da igualdade racial e participação social.

“São questões pertinentes à população que devemos estar preparados para acolher, entender e garantir direitos” destacou Roque Morães, chefe da divisão de Proteção Social Especial da Secretária de Desenvolvimento Social.

A capacitação teve como objetivo orientar os profissionais para estarem atentos à questão racial, durante o atendimento ao público, observando, inclusive, no preenchimento de documentos e formulários , a descrição correta da cor da pele.

“Não existe cor parda e, sim, a cor negra. Bulir nessa ferida é importante, as pessoas ainda compram a ideia de que não existe preconceito. Existe o racismo, mas ninguém é racista, não podemos cair no engodo de que vivemos num pais onde as relações raciais se dão de forma democrática, sem conflitos”, disse Jean Carlos Barbosa, um dos palestrantes do evento.

Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas, Lourdes Santana ressaltou a importância da realização das pré-conferências em parceria com diversos setores do município, destacando as secretária de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente e Habitação. “Feira de Santana está saindo na frente, estamos trabalhando com esses equipamentos para que a cidade amplie cada vez mais a capitação de recursos nacionais e internacionais para minimizar as dificuldades enfrentadas pela população negra”.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS