Carlos Lima
Hoje dia 23/04/2018 às 15:11:03

Prefeitura
Carlos Lima | Publicado em 29/01/2018 às 17:20:22

Colbert Filho: Com estrada, Feira será inserida no circuito de competições de voo livre

Colbert Filho: Com estrada, Feira será inserida no circuito de competições de voo livre Prefeito em exercício, Colbert Martins- Foto Cau Preto

A estrada que a Prefeitura de Feira de Santana está construído no distrito de Maria Quitéria, na Serra de São José, que vai dar acesso à pista de decolagens para asa delta, parapente e paramotor, no ponto mais elevado do terreno, deverá ficar pronta em dois meses.

O prefeito em exercício, Colbert Martins, mais o secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, visitaram as obras na manhã deste domingo, 28. “Esta estrada vai colocar Feira de Santana em competições importantes de voos livres, tanto em termos regionais como nacionais”, afirmou Colbert Filho.

Ele ainda disse que a estrutura aliada às condições climáticas da região são fatores importantes para atrair os praticantes destes esportes. “As bolhas de ar quente que existem nesta região são consideradas ideais para manter estes esportistas voando por mais tempo”.

O topo da serra está a cerca de 500 metros do nível do mar e estrada que está sendo construída terá cerca de cinco quilômetros de extensão – de subida. “É um serviço lento devido as adversidades enfrentadas por homens e máquinas. Mas dentro de pouco tempo será concluída”, disse Ozeny Moraes.

Segundo ele, serão construídos mata-burros nos pontos da estrada que dividem propriedades – maneira de impedir que animais passem de um lado para o outro. E nos locais para onde a água da chuva converge serão colocadas manilhas que garantirão o trânsito dos veículos.

O presidente da Associação do Voo Livre e Paramotor da Regiao Metropolitana de Salvador, Paulo Guimarães (foto), disse que a estrada vai facilitar o acesso ao topo da serra. “A gente chegava lá cansado depois de duas horas de caminhada, levando os equipamentos nas costas. A estrada vai facilitar a prática deste esporte”. A associação local tem dez componentes.

E destacou a qualidade da pista. “Certamente teremos uma das melhores pistas de toda a Bahia, com estrutura para sediar grandes eventos”.

Uma das pioneiras na prática de voo na serra, Karoline Oliveira analisa um futuro melhor para este esporte em Feira de Santana, principalmente no tocante a eventos e competições importantes. “As térmicas locais são as melhores para os voos de longa distância, quando são percorridas centenas de quilômetros. Ideais para a quebra de recordes”.

Secom

Comentários

comentários

Veja também