Tempo - Tutiempo.net

Eventos culturais marcaram o final de semana no MAP

Arte no MAP no final de semana

Bumba-meu-boi, maculelê, samba de roda, quadrilhas junina, capoeira e espetáculo de temática afro.

O sábado foi movimentado no palco do Mercado de Arte Popular, com várias apresentações que evidenciaram a força, grandeza e a beleza do folclore regional.

O penúltimo dia da 1ª Semana do Folclore do MAP movimentou o entreposto turístico durante todo o dia, com uma programação eclética e cativante.

“Foi um dia de alegria”, comentou a estudante Klessia Nunes.

O dia festivo foi aberto com apresentação de capoeira pelo grupo do Instituto de Arte, Cultura e Educação Odu Dara.

A apresentação de maculelê, pelo grupo da Ecult, contou, por meio de dança, canto e a batida forte da madeira, a história do jovem guerreiro que, usando pedaços de pau, defendeu bravamente a sua tribo da invasão inimiga.

A dança tem origem em Santo Amaro.

Ao som do ijexá, atores apresentaram o espetáculo afro “Criação de Ayê”, interpretando os orixás filhos da divindade. A concepção do figurino foi de Adelson Brito.

E a peleja do boi contra o vaqueiro, apresentada pela Associação Cultural Bumba-meu-boi Joel de Farias, de Jaguara, literalmente levantou os presentes, que vibraram com a apresentação.

Ainda teve muito samba, com o Grupo de Sambadores do Nordeste, do distrito da Matinha, apresentação de quadrilha junina, a e adaptação artística da literatura de cordel.

Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS