Exposição sobre Irmã Dulce abre oficialmente o Natal Encantado

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Foto: Reprodução

Feira de Santana recebe uma das exposições de maior sucesso na Bahia este ano. Novidade na programação do Natal Encantado, “Um Pingo de Amor”, com obras do artista plástico Félix Sampaio, será aberta nesta quinta-feira, 5, evento oficial de abertura da grande festa de fim de ano promovida pela Prefeitura. As peças vão estar à disposição do público durante cinco dias, no Salão Nobre do Paço Municipal.

A exposição conta com um acervo de 14 peças do pintor e escultor Félix Sampaio. Além das telas, que resumem a trajetória de Irmã Dulce, canonizada recentemente pelo Papa Francisco, o público vai ter acesso a escultura “Santa Dulce do Nosso Tempo”. Produzida em fibra de vidro, segue as medidas reais da santa, em pintura marmorizada.

Exibida em  Roma, no Vaticano, por ocasião do evento de santificação de Irmã Dulce, a exposição fez grande sucesso entre os estrangeiros que puderam aprecia-la. Recentemente, passou pela Câmara de Vereadores de Salvador e também um shopping center da capital, atraindo um grande número de visitantes. Depois de Feira de Santana, percorrerá outros estados brasileiros.

Félix Sampaio trabalha para as obras sociais Irmã Dulce com fotografias e esculturas desde 1995. Exclusivamente para esta exposição, ele pintou 13 telas, uma série denominada “Santa Dulce Iluminada”. O artista vê com entusiasmo a possibilidade de levar o seu trabalho ao espaço público. “Não é apenas divulgação da nossa obra, mas principalmente uma oportunidade para o povo poder ver de perto algo que simboliza a trajetória da nossa santa em seu magnífico trabalho social pelos pobres”, diz ele.

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho diz que Feira de Santana terá “uma grande honra” de receber a exposição “Um Pingo de Amor”, com obras que retratam um pouco da sua história. “Irma Dulce é muito querida pelos feirenses, tornou-se Cidadã desta terra, consagrada pela Câmara Municipal, sendo forte inspiração para muitos que produzem trabalho social na nossa cidade”.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, considera “excepcional”, abrir oficialmente o Natal Encantado com a exposição. “Não poderíamos ter algo mais forte, para iniciar esta grande programação festiva de fim de ano”, afirma.

Para o diretor-presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho, o Natal Encantado ganha, com a exposição, uma relevância ainda maior. “Tenho certeza de que esta obra, que retrata a vida de uma personalidade tão amada pelos baianos, vai receber todo o carinho do nosso povo”.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS