Tempo - Tutiempo.net

FREQUENTADORES DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA DOAM 2 MIL LIVROS

A prefeitura preciso cumprir a sua parte

Bibliotecária Telma Melo

A Biblioteca Municipal de Feira de Santana recebeu, esta semana, aproximadamente dois mil livros doadores, em sua maioria por pessoas que utilizaram o espaço para estudar.

A biblioteca recebe doações de livros desde a sua fundação.

Segundo Telma Melo, bibliotecária e diretora da Biblioteca Municipal Arnold Ferreira Silva, toda a formação de didáticos e paradidáticos é parte da doação dos estudantes que os utilizam.

Ainda de acordo com Telma Melo, “eles se sentem gratos pelo espaço e oportunidade que têm e retribuem com doações”.

Os estudantes vão à biblioteca em busca de livros variados e de um ambiente que proporcione silêncio e sossego para as longas horas de estudo e leitura.

“As pessoas adoram a biblioteca. Elas comentam isso e os próprios estudantes da UEFS, mesmo tendo acesso aos livros da biblioteca da universidade, também frequentam a biblioteca municipal”, afirma a diretora.

Os alunos já criaram rotina de estudos e alguns, segundo a diretora, chegam a passar cerca de 10h estudando – período de funcionamento da biblioteca.

A biblioteca também utiliza do sistema Biblioteca Livre – Bibilivre, um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação.

Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo.

Segundo Telma, a diversidade de livros é grande, o que faz a biblioteca ser bastante procurada. As doações recebidas pela biblioteca estão sendo catalogadas, higienizadas e separadas por temas, para serem dispostas em prateleiras específicas.

Mesmo assim o acervo está defasado, tem muitos anos que a prefeitura não adquire novos livros. A conservação também é bastante  deficitária.

Se espera que medidas sejam adotadas com ceta urgência.

cljornal com algumas informações da Secom.

OUTRAS NOTÍCIAS