Tempo - Tutiempo.net

Prefeito de Feira é homenageado com Comenda Machado de Assis

Secom-Foto: Washington Nery

A coletânea “A Literarte celebra o Nordeste” que reúne os trabalhos de mais de 200 autores nordestinos, foi lançada em Feira de Santana na noite desta quarta-feira, 5, no MAP (Mercado de Arte Popular). No evento personalidades locais receberam a Comenda Machado de Assis, em reconhecimento ao trabalho e apoio à educação e à literatura.

Foram homenageados o prefeito Colbert Filho, que foi representado pelo secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, no evento representada pela professora Ana Maria.

Também receberam a honraria a professora Lélia Vítor Fernandes e o escritor João Bosco do Nordeste, do Feira Cultural Produtiva. O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, realizado pela Editora Literarte, aconteceu na cidade pela primeira vez.

O livro, que narra o dia a dia dos povos do nordeste, em prosa, versos e com predominância para os poemas, foi prefaciado pela desembargadora aposentada Luislinda Dias Valois da Silva e ilustrado por Júlio Siqueira.

Antes das homenagens, quatro mulheres – Izabelle Valladares, da editora, Irlanda Menos, Cíntia Portugal, ambas da UEFS, a teóloga Maria José Negrão, mais João Bosco do Nordeste, apresentaram suas visões sobre o tema “Resistência da literatura nordestina raiz”.

Graça Cordeiro, diretora de Turismo da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, apresentou a história do MAP, desde os tempos de mercado a centro da cultura popular.

Estiveram presentes o titular da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, e a defensora dos direitos de negros e índios, Lourdes Santana.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS