Tempo - Tutiempo.net

Secretarias mobilizadas contra aedes aegypti

Secretaria de Saúde, Denise Mascarenhas

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, todos os órgãos públicos municipais em Feira de Santana aderiram, nesta quinta-feira, 4, à mobilização nacional na esfera do SUS, visando a promoção de um faxina nas repartições públicas para acabar com criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Além de desencadear a campanha dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Denise Mascarenhas também acionou as demais secretarias municipais, órgãos do município e autarquias para aderirem à mobilização.

Denise Mascarenhas alertou que mesmo sendo realizada uma faxina nesta quinta-feira, seguindo mobilização a nível nacional, a vigilância e combate ao mosquito aedes aegypti deve ser diariamente.

Ela explica que o alerta deve ser permanente e que além de sermos servidores, somos cidadãos e devemos motivar nossos familiares e amigos a adotarem a conduta correta para evitar a proliferação do mosquito.

Na Secretaria de Saúde, uma equipe de funcionários da limpeza foi designada para fiscalizar o prédio diariamente, observando locais onde possa ocorrer acúmulo de água, local propício para a proliferação do mosquito.

Também são recolhidos copos e outros recipientes que venham a ser descartados de forma incorreta.

A chefe do setor de higienização da secretaria, Joselita Matos Ribeiro, observa que o trabalho é continuo e promovido pelo menos duas vezes por dia.

E alertou que o mesmo deve ser feito tanto em repartições públicas quanto em qualquer outro ambiente, a fim de combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. (Secom).

No entanto, mesmo sabendo que o exemplo prático é o maior incentivo aos demais servidores, tivemos informações que nenhum secretário colocou a mão na ‘massa’.

Segundo os servidores que telefonaram para a nossa redação os secretários e diretores de departamento não se envolveram com o faxinaço, no máximo, arrumaram suas gavetas.

Pois sim, o  mosquito agradece. (A redação)

OUTRAS NOTÍCIAS