Tempo - Tutiempo.net

Secretário Carlos Brito afirma que “é preciso pensar as cidades numa perspectiva de futuro”

Secretário Carlos Brito

A necessidade de os governos encontrarem soluções correspondentes à velocidade com que as cidades têm se expandido é uma das conclusões a que chegou o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, após retornar do 5º Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais, em Bogotá, capital da Colômbia, onde esteve acompanhando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

De acordo com Brito, durante o evento, tanto ele quanto o prefeito conheceram as experiências de sucesso de algumas cidades do mundo.

Lá realizaram visitas ao BRT (Bus Rapid Transit), participaram de eventos de mobilidade urbana, assim como outros ligados a cultura, ao esporte e a educação como fator de inclusão social e geração de renda.

De acordo com o secretário, a velocidade com que as cidades têm se expandido chama a atenção para a necessidade de um planejamento em longo prazo.

“Toda a tônica do evento tratou da cidade para o cidadão. É preciso pensar a cidade numa perspectiva de futuro”, afirmou.

Participaram do congresso mais de 300 prefeitos e dirigentes de organismos internacionais, a exemplo de gestores de quatro continentes: Oceania, África, Ásia e América Central. (Ascom)

Não sei se era preciso ir a Bogotá para descobrir que se tem de projetar as cidades para os cidadãos e um planejamento a longo prazo. Essas avaliações são conhecidas de todos, só não sabia que na Colômbia encontraríamos o ovo de colombo.

Tinha certeza de que o secretário Carlos Brito, nos seus quase 20 anos de prefeitura, na área de planejamento já dominava o assunto. Mesmo não tendo essa formação, há mais de 18 anos que leio, participo de encontro e seminários que abordam esses temas, não é coisa nova, a não ser se implicam em novas descobertas tecnológicas, o que não foi o caso. (Cljornal)

OUTRAS NOTÍCIAS