Tempo - Tutiempo.net

Tradição, Arraiá do Comércio é o São João antecipado de Feira de Santana

Em novo local, a Praça Padre Ovídio, e com estrutura completamente diferente das demais edições, o Arraiá do Comércio, que acontece pela 18ª vez, foi aberto na noite deste sábado, 8. E registrou o seu maior público, para a primeira noite de forró. O arraiá será encerrado no dia 16.

Até o ano passado, o Arraiá foi montado na Praça do Fórum, que ficou pequena para acomodar os forrozeiros que todas as noites procuravam e encontravam diversão no espaço. Antes foi realizado no MAP e no estacionamento da Prefeitura.

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área várias vezes maior do que a anterior para o arrasta-pé. Os 55 comerciantes, todos da zona rural do município, estão numa posição privilegiada. “Ficou bem melhor”, atestou Suzana Santos, que vem de Humildes.

Além da comida típica do período – bolos que atendem as exigências de todos os paladares, cocadas, amendoim, canjica, mais licores de muitas cores e sabores; pode-se encontrar artesanato. Um espaço específico reproduz aspectos do município, ideal para as selfes.

Quem dança também considerou positiva a mudança e a configuração do ambiente. Desde que descobriram o forró na Praça do Fórum, a dona de casa Delci Gonçalves e o marido dela, Luiz Barbosa, não perderam uma noite de forró.

“Aqui ficou mais amplo, melhor para tudo. Tanto para dançar como para vender”, afirmou. Principalmente para dançar. O casal praticamente dança durante todas as apresentações.

A noite de sábado foi animada pelo grupo de forró Banana com Leite o a Quixabeira da Matinha, com seu animado samba de roda.

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito Colbert Filho, destacou a importância do Arraiá, que foi inserido no Calendário de Festejos Populares do Município.

“O São João antecipado virou tradição: diversão para o pessoal da cidade e comércio para os moradores da zona rural”, continuou o secretário. “Se tornou exemplo para toda a Bahia. Por isso vem acontecendo há 18 anos”.

A festa está sendo transmitida pela Princesa FM. Frei Adezi, que representou a emissora, afirmou que o Arraiá mais uma vez será sucesso. “É tradição e não deve deixar de existir. Por isso, todos devem se divertir, dentro da moderação”.

O diretor regional do Sesc, José Carlos Bulhões, que esteve na cidade especialmente para o evento, disse que o Arraiá ratifica as mais ricas tradições nordestinas. “É uma maneira de preservar a nossa cultura”.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes, o arcebispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian, a gerente do Senac, Angélica dias e a gestora do Sesc Tomba, Ana Sílvia.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS