Tempo - Tutiempo.net

Festa carnavalesca em Camboriú antes do carnaval terminou com violêscia

Depredaram o veículor

O pré-Carnaval eletrônico em Balneário Camboriú, durante a tarde e a noite de sábado, levou mais de 30 mil pessoas à Barra Sul.

Comandado pelo aclamado DJ Alok, o bloco Vem elétrico que o trio é redondo” foi considerado um sucesso pelo organização. A volta para casa, no entanto, terminou em confusão.

Houve brigas, atropelamentos e dois carros foram depredados.

Em uma das ocorrências, atendidas pela Guarda Municipal, um Voyage foi atacado na Barra Sul.

Segundo testemunhas ouvidas pela guarda, o carro havia atropelado pessoas que caminhavam pela ciclofaixa.

Um rapaz teve a perna quebrada e foi levado ao Hospital Ruth Cardoso. Dois jovens que estavam no Voyage fugiram, e o carro foi apreendido.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento do ataque ao veículo.

Também na ciclofaixa um casal que estava em um BMW foi atacado depois que o motorista, ofendido por um grupo de jovens, resolveu tirar satisfação.

O carro foi atingido por socos, objetos, e teve os vidros quebrados. A situação foi controlada pela Polícia Militar.

A jornalista Denise Félix, que presenciou as ocorrências, ficou assustada com o que viu:

_ Me arrependi de ter saído de casa hoje. Triste demais. Pessoas que não têm respeito pelos outros, bêbadas e procurando confusão _ relatou.

A organização do evento afirma que o pré-Carnaval, que teve sete horas de duração, ocorreu sem que nenhum transtorno fosse registrado. O que, inclusive, motivou elogios da estrela principal do evento. O DJ Alok ressaltou ao público que toda a apresentação ocorreu sem nenhum problema.

Na manhã de domingo a PM informou, em um grupo de Whatsapp que reúne o trade turístico, não ter registrado nenhuma ocorrência grave durante o evento, além de consumo de drogas: foram registrado apenas lavratura de Termos Circunstanciados por consumo de entorpecentes, não havendo qualquer incidente registrado durante as 7h de evento.

O texto diz que os fatos ocorridos apos o término do evento, ao longo da Avenida Atlântica, foram decorrentes de crimes de trânsito perpetrados por motoristas que não respeitaram as leis de trânsito e que ocasionaram atitudes violentas por parte de populares que presenciaram os fatos.

Embora o pré-Carnaval tenha sido um evento privado, as críticas no domingo foram direcionadas à prefeitura de Balneário Camboriú, que concedeu autorização para o evento e consta como apoiadora nos materiais de divulgação.

As reclamações são especialmente em relação à falta de organização do trânsito na Barra Sul, e sobre a escolha do local para a realização da festa, por falta de rotas alternativas para desafogar o fluxo.

A administração emitiu nota no domingo à tarde, assinada pelo secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, em que afirma que o planejamento de trânsito e de segurança foi adequado.

A NOTA DIVULGADA

1. Tratou-se de um evento privado e a realização do mesmo foi autorizada pela Prefeitura após a constatação de cumprimento pelos organizadores de todos os itens do TAC (Termo de Ajuste de Conduta);

2. Durante as 7 horas de evento, a segurança foi realizada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e segurança privada e nenhuma ocorrência de gravidade foi registrada, sendo registrado apenas Termos Circunstanciados por consumo de entorpecentes;

3. Os fatos de violência registrados, foram ocorridos após o término do evento e fora do espaço onde foi realizado o show, ocasionados por delito de trânsito em que populares se voltaram contra quem teria cometido a infração;

4. Neste caso, tão logo a Guarda Municipal tomou conhecimento foi para o local e tomou todas as providências junto com a PM identificando a existência de vítimas com lesões leves, encaminhadas ao hospital;

5. O planejamento de trânsito e segurança elaborado por esta Secretaria atenderam a contento o evento que reuniu mais de 30 mil pessoas durante 7 horas e, este planejamento segue sempre sendo aprimorado;

6. A Guarda Municipal seguirá acompanhando o processo de apuração a ser realizado pela Polícia Civil no sentido de responsabilizar os autores de tais atos.

A violência também esteve presente em diversas metrópoles por todo o país onde ocorreram festas pré carnavalescas, Como Recife, São Paulo, Olinda e tantas outras.

Será um aviso do que pode acontecer durante o carnaval esse ano?

Vamos torcer para essa realidade não se concretize, mas é prudente ter muito cuidado.

DAGMARA SPAUTZ

OUTRAS NOTÍCIAS