Tempo - Tutiempo.net

“Preto no Branco, um Retrato da Rua Nova” é a proposta do cinegrafista feirense Daniel Sales para tornar conhecido um dos bairros mais tradicionais de Feira

Um projeto de cunho social e educativo está sendo desenvolvido em Feira de Santana. O documentário “Preto no Branco, um Retrato da Rua Nova” será dirigido e filmado pelo jovem Daniel Sales, fotógrafo e cinegrafista feirense, que teve essa iniciativa visando tornar conhecida dos feirenses a história, cultura e as tradições do bairro Rua Nova.

 

“Preto no Branco” quer mostrar a Rua Nova que vai além das manchetes policiais e dos preconceitos. Pretende trazer à luz as figuras mais antigas do bairro, que é conhecido como celeiro do Reggae, e terá em seu decorrer entrevistas com os artistas da música que vivem ali, além de imagens dos ensaios dos grupos de afoxé, incluindo a apresentação tradicional destes blocos no circuito Maneca Ferreira.

 

Muitos feirenses não sabem que na Rua Nova está localizada uma das feiras livres mais tradicionais da cidade, onde também existe a maior concentração de negros e afrodescendentes, o que torna o bairro de enorme relevância politica e revela sua produção cultural extraordinária.

 

A produção áudio visual tem o apoio da Fundação Cultural Aprisco e de parceiros colaboradores. “Preto no Branco” terá a duração de aproximadamente 50 minutos e não terá fins lucrativos, mas possui a função social de tornar pública a história do bairro desde a sua fundação com a participação crucial da interessante figura de Dona Pomba, fundadora do bairro e que dá nome a uma praça.

 

“Questionei-me a respeito de como eu poderia contribuir com a educação em minha cidade de uma forma significativa, pois muitos criticam e nada fazem. Então resolvi desenvolver este projeto, estamos finalizando o roteiro e em breve iniciaremos as gravações. A ideia é reproduzir o vídeo e disponibilizá-lo gratuitamente para que as escolas municipais possam utilizar seu conteúdo nas aulas para as crianças e também para o público em geral.” Afirmou Daniel Sales ao radalista Carlos Lima no programa Jornal da Povo.

 

A equipe de produção estará divulgando em breve a numeração de uma conta poupança em nome do projeto onde serão recebidas as doações dos que estiverem interessados em contribuir. Não há dúvidas de que é uma iniciativa louvável, “Preto no Branco” vai desmistificar conceitos e estereótipos e mostrar o que a Rua Nova tem de melhor.

 

Fonte: Texto: Alana Nascimento/ Foto: Yvison Pinheiro

OUTRAS NOTÍCIAS