Tempo - Tutiempo.net

Atividades de combate à sífilis no Hospital da Mulher e Centro de Abastecimento

O Dia Nacional de Combate à Sífilis (3º sábado de outubro) será lembrado em Feira de Santana com diversas atividades desenvolvidas pelo Programa Municipal DST/HIV/AIDS agendadas para esta sexta-feira, 18 e sábado, 19.

 

No primeiro dia vai ser oferecido o teste rápido de triagem para o diagnóstico da sífilis no Hospital da Mulher, das 8h às 17h. No sábado, a ação vai ser concentrada no Centro de Abastecimento, das 8h ao meio-dia. Além dos testes, serão realizadas atividades educativas e distribuição de preservativos.

 

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. Se detectada em sua fase inicial evita complicações neurológicas e cardiológicas, por exemplo, e são maiores as chances de cura. Em Feira de Santana, o diagnóstico e o tratamento são prestados pela rede municipal de saúde. O teste rápido pode ser feito no Centro Especializado Dr. Leone Leda e em laboratórios conveniados ao SUS. Na unidade também são realizados os testes VDRL e o TPHA – ambos são para detecção da doença, sendo o segundo mais específico. Aquele que não deixa dúvidas. O acompanhamento do paciente pode ser feito, ainda, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Programa de Saúde da Família (PSF). O medicamento é gratuito.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS