Carlos Lima
Hoje dia 21/10/2018 às 04:47:13

Saúde
Carlos Lima | Publicado em 29/07/2018 às 11:51:11

Chá de salsa: Benefícios para saúde e emagrecimento

Chá de salsa: Benefícios para saúde e emagrecimento

A salsa é um condimento muito utilizado no preparo de vários pratos. Mas você conhece suas propriedades medicinais? E os benefícios do chá de salsa para o organismo? Confira!

Salsa, de condimento a medicamento

A salsa, conhecida popularmente como cheiro-verde ou salsinha é uma erva condimentar e medicinal, originária da África, Tunísia, Grécia, Itália, Mediterrâneo, Argélia e Europa e que se adapta bem aos climas tropical, subtropical e temperado, podendo facilmente ser cultivada em casa.

É uma planta herbácea e seu nome científico é Petroselinum crispum. Muito aromática, com sabor pungente e refrescante, sendo o condimento mais utilizado na culinária mundial nos mais variados pratos como sopas, cozidos, assados, guizados, saladas, molhos e no preparo de pestos e sucos de tomate. Rica em sais minerais e vitaminas, principalmente a vitamina C, é muito utilizada por seu valor medicinal.

Valores nutricionais

O chá de salsa possui propriedades diurética, antitérmica, estimulante, antidepressiva, antialérgica, cicatrizante, antioxidante, antiescorbútico, tônica, digestiva, hepato-protetora e anti-flatulência. A salsa é rica em vários nutrientes. Veja só!

Fibras;
Proteínas;
Cálcio;
Fósforo;
Vitamina C e A, B3 e K;
Ferro;
Ácido ascórbico;
Manganês;
Magnésio;
Potássio;
Cobre;
Zinco;
Lipídeos;
Sódio;
Miristicina;
Tiamina B1;
Riboflavina B2;
Piridoxina B6.
Benefícios do chá de salsa
O chá de salsa é indicado para o combate e a prevenção de várias doenças. Conheça algumas delas.

Combate a hipertensão e a retenção hídrica

A salsa possui propriedades diuréticas o que proporciona uma maior eliminação de líquidos pelo organismo sendo muito eficiente no controle da pressão arterial. É excelente para prevenir e combater os cálculos renais, eliminar a ureia e os edemas.

É anti-cancerígeno e anti-inflamatório

O chá de salsa possui miristicina, substância poderosa contra o câncer, principalmente o hepático. O ácido ascórbico encontrado na salsa combate as inflamações como a cistite, artrite e outras doenças como a osteoporose.

Previne o envelhecimento precoce

A salsa possui antioxidantes naturais como a vitamina C e flavonoides, presentes nas folhas, raízes e talos, que combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce. O chá de salsa também é benéfico contra alergias da pele, acne, picadas de insetos e urticária. Atua, também, como um excelente cicatrizante de feridas e abcessos.

Fortalece o sistema imunológico

O chá de salsa é rico em vitaminas C e A, responsáveis por aumentar a imunidade do organismo, prevenindo gripes e resfriados.

Combate à anemia

Um dos minerais encontrados na salsa é o ferro, substância capaz de prevenir e combater a anemia e seus sintomas como a fadiga excessiva, a falta de disposição, tonturas e vertigens, por repor os índices normais do mineral no organismo.

Auxilia no processo de emagrecimento

O chá de salsa é um auxiliar poderoso no combate à obesidade por sua propriedade diurética. Com isso, ele ajuda a prevenir ou combater a retenção de líquidos e toxinas acumulados no organismo, evita o acúmulo de sódio, estimulando o metabolismo na queima de gordura. Lembrando que o chá de salsa não é milagroso e deve ser associado a uma dieta saudável e a prática de atividades físicas para que se possam conseguir os objetivos almejados.

Combate a halitose

A salsa possui grande quantidade de clorofila em sua composição, substância que previne o mau hálito por combater a proliferação de bactérias na boca e garganta.

Combate a TPM e as cólicas

Por suas propriedades anti-inflamatória e relaxante muscular, o chá de salsa regula o fluxo menstrual, combate a dismenorreia e as cólicas.

Auxilia nos problemas respiratórios

A salsa possui propriedades expectorantes que auxiliam no tratamento de doenças respiratórias como asma, bronquite crônica e combate a tosse.

Combate problemas digestivos

O consumo do chá de salsa auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, combatendo os gases, as cólicas abdominais e a má digestão.

Receitas de chá de salsa

Agora que já conhece as propriedades do chá de salsa quer aprender algumas receitas simples e usufruir o quanto antes de seus benefícios? Vale ressaltar que são necessários no mínimo 400 ml do chá diariamente para alcançar os objetivos desejados. Tome nota!

Chá de salsa com gengibre

Ingredientes

1 colher de sobremesa de salsa picada;
200 ml de água;
½ colher de chá de gengibre ralado.
Modo de preparo

Ferva a água com a salsa e o gengibre. Abafe por 3 minutos, coe e sirva.

Chá de salsa

Ingredientes

1 litro de água;
6 ramos de salsa fresca.
Modo de preparo

Ferva a água com os ramos de salsa por 5 minutos;
Deixe repousar tampado por cerca de 1 hora;
Coe, e mantenha na geladeira;
O chá deve ser consumido no mesmo dia e é recomendado tomar uma xícara em jejum, para potencializar o efeito diurético e auxiliar a controlar o apetite ao longo do dia.

Contraindicações do chá de salsa

O chá de salsa não é recomendado para mulheres grávidas. No caso de dúvidas devem consultar o médico para orientações e maiores informações.

Tudo ela

 

 

 

Comentários

comentários

Veja também