Tempo - Tutiempo.net

EXTRA! INTERNAÇÕES POR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EXPLODEM NO BRASIL; FIOCRUZ DIZ QUE PODE SER COVID-19

MAPA DE INCIDÊNCIA E DOENÇAS RESPIRATÓRIA DEPOIS DO CORONAVÍRUS

O Sistema da Fiocruz  que monitora as internações por “Síndrome Respiratória Aguda Grave” atualizou os gráficos referentes à décima terceira semana do ano, que terminou no dia 29 de março.

O gráfico mostra uma explosão no número de casos nas últimas duas semanas.

Fizemos a comparação com o mesmo período de 2019.

Houve um aumento impressionante na quantidade de incidências e casos de síndromes respiratórias.

No site da Fiocruz, há uma matéria, publicada ontem, dia 31, apontando que o aumento pode ser derivado dos casos de Covid-19.

Observe que matéria, no entanto, analisa os casos até a décima segunda semana, e houve um aumento ainda maior a partir da décima terceira semana:

Em anos anteriores, o sistema registrou uma média de 250 casos nos meses de fevereiro e março. Este ano, apenas na semana de 23 a 29 de fevereiro, 662 pessoas foram internadas no país com sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória.

Na semana dos dias 15 a 21 de março, o número de novos internados subiu para 2.250 pacientes, de acordo com a projeção das notificações oficiais enviadas ao MS por unidades de saúde, hospitais públicos e alguns privados de todo o país.

A SRAG pode ser causada por vários vírus, como influenza, adenovírus, os quatro coronavírus sazonais que já circulavam anteriormente, e o novo coronavírus. 

Esses números sugerem que o aumento de internações pode ter ocorrido em decorrência da Covid-19, embora nem todas as pessoas hospitalizadas tenham sido testadas para a doença, considerando atraso de resultados dos exames específicos para o Covid-19. 

Na décima terceira semana de 2020, o número de casos de SRAG por 100 mil habitantes ficou perto de 3, contra menos de 0,3 na mesma data do ano passado.

Ainda segundo a Fiocruz, e como indício de que se trata do novo coronavírus, 52% dos casos estão concentrados em São Paulo, na décima terceira semana do ano; na mesma data de 2019, São Paulo respondia apenas por 25% dos casos de SRAG no país.

Incidência e casos de SRAG nas primeiras semanas de 2019:

Incidência e casos de SRAG nas primeiras semanas de 2020:

RC

OUTRAS NOTÍCIAS