Tempo - Tutiempo.net

Governo acelera obras na área da Saúde em Salvador

Governo do Estado amplia serviço de saúde na capital

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, conferiu de perto o avanço de três obras do Governo do Estado na capital baiana.

A visita ao Hospital Geral Ernesto Simões, no bairro do Pau Miúdo, que terá a emergência inaugurada nesta segunda-feira (25), encontra-se na fase final de limpeza. Já as obras da Maternidade Tsylla Balbino, em Baixa de Quintas, e Hospital São Jorge, no Largo de Roma, estão em ritmo acelerado, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre deste ano.

“A nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões, terá 36 leitos, o dobro da anterior. Além disso, com o investimento de R$ 6,7 milhões nessa obra será possível, simultaneamente, aumentar os leitos de internação do hospital, passando de 121 para 211, com a liberação gradativa de áreas antes ocupadas pelo banco de sangue, laboratório e equipamentos”, disse durante a visita, na sexta-feira (22) o secretário, que enfatizou também a importância da obra para a região.

Segundo ainda Vilas-Boas, “o hospital dispõe de serviços de emergência 24 horas, especialistas em ortotrauma, UTI adulto e é a principal referência para cerca de 1,2 milhão de habitantes”.

O hospital, até final do ano, também terá um dos mais modernos centros diagnósticos por imagem do estado. Já foram instalados dois novos aparelhos de Raio-X e em breve serão instalados um novo aparelho de tomografia computadorizada e um aparelho de ressonância magnética.

Outra intervenção de peso acontece no Hospital São Jorge, localizado no bairro de Roma. Com o investimento de R$ 27 milhões, entre as melhorias previstas, está a ampliação de diversos espaços, como leitos de observação e UTI, consultórios, bem como salas de exames e cirurgia.

Já a Maternidade Tsylla Balbino contará com novos leitos de UTI Neonatal.

OUTRAS NOTÍCIAS