Tempo - Tutiempo.net

Metais em batons e brilhos labiais causam câncer

Estudo divulgado ontem (2) na revista “Environmental Health Perspectives” por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os quais analisaram 32 tipos diferentes de batons e brilhos labiais e detectaram a presença de metais como chumbo, cádmio, cromo e alumínio em pequenas e grandes quantidades nesses produtos, chegou-se à conclusão que, uma pessoa comum ingere em média 24 miligramas por dia de batom ou gloss (que vai para o estômago com a saliva). Em casos de uso excessivo, a ingestão pode chegar a 87 miligramas.

De acordo com os pesquisadores, a ingestão de maquiagem com metais oferece riscos à saúde. A exposição excessiva ao cromo, por exemplo, preocupa porque a substância é cancerígena e normalmente está relacionada a tumores no estômago.

A presença de manganês nesses produtos pode também oferecer risco, já que o metal pode causar danos ao sistema nervoso.

Os cientistas disseram que não há nenhuma razão para lançar tais produtos no lixo após os resultados. No entanto, a quantidade de metais encontrada sinaliza a necessidade de aumentar a fiscalização desses produtos por órgãos regulares de saúde.

A pesquisa aponta ainda que não existem normas americanas para metais em cosméticos. No entanto, ressaltam que a União Europeia considera o cádmio, cromo e chumbo ingredientes inaceitáveis, em quaisquer níveis, em produtos cosméticos.

Fonte: Redação / G1

OUTRAS NOTÍCIAS