Tempo - Tutiempo.net

Os benefícios do chá de salsa

A salsa – ou salsinha – é conhecida em todo o território nacional como um dos mais populares temperos. Responsável por dar mais sabor aos alimentos, ela costuma ser incluída no preparo de feijão, arroz, saladas e acompanhamentos, o que aumenta sua popularidade, já que não possui efeitos colaterais e cai bem em praticamente qualquer prato. O que nem todo mundo sabe é que, além de ser consumida como tempero, dela também pode ser feito um chá com grandes propriedades medicinais importantes para a saúde.

Indicações e benefícios
A salsa auxilia no tratamento de dores digestivas e azias; regula a menstruação e combate cólicas menstruais; é eficaz também no tratamento de artrite, artrose e gota; evita possíveis distúrbios cardíacos.

No entanto, por possuir fortes propriedades diuréticas, o chá de salsa é comumente indicado para infecções urinárias e problemas renais. Seu consumo regular é capaz de evitar que se formem cálculos ou pedras nos rins, além de eliminar o sal e uréia acumulada no organismo. Com o aumento de urina eliminada, a salsa também garante que bactérias e toxinas prejudiciais sejam expelidas, proporcionando uma espécie de “limpeza” no corpo.

Ainda, sua propriedade diurética torna a salsa uma grande aliada para quem deseja emagrecer com saúde. Com o aumento de líquidos a retenção é reduzida até tornar-se mínima, e como conseqüência o inchaço também diminui consideravelmente. Diminuindo-se o inchaço devido à retenção de líquidos, alguns quilinhos também irão embora naturalmente.

Ativos
A salsa possui em sua constituição: óleo apiol, ferro, cálcio, cobre, fósforo, zinco, magnésio, sais minerais e as vitaminas A e C.

Como preparar o chá?
Lave um maço de salsa e o pique bem. Então, leve ao fogo numa chaleira a quantia equivalente a duas colheres de sopa de salsa, juntamente com 500 ml de água filtrada. Tampe e deixe ferver por 05 minutos. Quando o período de fervura terminar, permita que a chaleira permaneça tampada por mais 10 minutos, até que a temperatura amorne e esteja adequada para ser consumida. Beba o chá de salsa duas vezes por dia, durante uma semana.

Contraindicações e pontos a considerar
O consumo do chá de salsa é contraindicado para mulheres em fase de gestação.

Recomenda-se que o chá não seja consumido poucas horas antes de deitar-se para dormir, pois suas propriedades diuréticas podem evitar que você tenha um sono profundo e ininterrupto.

chabeneficios

 

OUTRAS NOTÍCIAS