Tempo - Tutiempo.net

Os perigos do macarrão instantâneo “miojo” para sua saúde

Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer, diz especialista

Rápido, barato e fácil de fazer. Quem nunca trocou uma refeição por um prato de macarrão instantâneo, o popular miojo? Inventado por Momofuku Ando com base no lâmen, a massa de macarrão japonesa, o alimento é bastante consumido por pessoas que não possuem paciência ou talento para cozinhar. O que poucos sabem é o perigo que ele representa…

A nutricionista Mariana Ferri D’Ávila fez um alerta sobre os graves problemas que o miojo pode trazer para nossa saúde.

— O macarrão instantâneo tem alto teor de gordura hidrogenada, que é uma gordura muito prejudicial ao nosso organismo. É uma gordura que se agrega na parede dos vasos e isso pode causar doenças, como um infarto, um AVC…

Repleto de sal, sódio e conservantes, o tempero que vem com o miojo também é uma “bomba”, explica a especialista.

(Esse tempero) tem alto teor de glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz muito mal à saúde, podendo levar à tonturas, enxaqueca, fraqueza e até doenças mais graves como o câncer.

Numa pesquisa realizada na Coreia do Sul, país em que as pessoas consomem grandes quantidades desse alimento, o doutorando da Universidade de Harvard, Hyun Shin, e sua equipe analisaram cerca de 11 mil pessoas com idades entre 19 e 64 anos. Os participantes relatavam o que comiam a cada dia, e os pesquisadores anotavam quando eles consumiam alimentos de fast food, alimentos comuns e macarrão instantâneo.

Depois de acompanhá-los por certo período, os pesquisadores constataram que as mulheres que comiam mais miojo tinham maiores chances de desenvolverem “síndrome metabólica”. Pessoas com esse problema podem ter aumento da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, além de maior risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e derrames. Nos homens, devido às diferenças biológicas entre os sexos, como o efeito de hormônios sexuais e do metabolismo, pode ser explicada uma falta aparente da associação entre comer macarrão instantâneo e o desenvolvimento de síndrome metabólica.

Rede Record com informações de ecycle

OUTRAS NOTÍCIAS