Carlos Lima
Hoje dia 19/09/2019 às 00:20:48

Saúde
Carlos Lima | Publicado em 06/09/2019 às 09:42:07

Pesquisa aponta que 19% dos brasileiros consomem itens orgânicos

Pesquisa aponta que 19% dos brasileiros consomem itens orgânicos Foto: Divulgação

 Uma pesquisa encomendada pelo Organis (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável) mostra que 19% dos brasileiros se dizem consumidores de produtos orgânicos —em 2017, quando foi feito o primeiro estudo, eram 15%, sem incluir a região Norte do país.

O levantamento ainda aponta que 35% dos brasileiros consumiram produtos orgânicos nos últimos seis meses e que 67% estão dispostos a aumentar compra de produtos. Na região Sul, está o maior percentual de consumo, 48%, seguida pelo Sudeste, com 42%. As informações são da Agência Brasil.

A pesquisa entrevistou 1.027 pessoas em maio e junho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Goiânia e Brasília, sendo 56% mulheres e 44% homens, de 18 a 40 anos, com renda de um a dez salários mínimos.

“Constatamos que um em cada cinco brasileiros consome algum produto orgânico com frequência média de três vezes por semana, em especial hortifrutis. Há muitas oportunidades de crescimento, pois a pesquisa aferiu que 88% estão dispostos a comprar orgânico”, disse o diretor executivo do Organis, Ming Liu.

Para ele, o mercado tende a crescer nos próximos anos. “Muitos comentam que o mercado no Brasil é muito pequeno, mas eu vejo com outros olhos. O potencial que se pode chegar para um nível de consumo de oito a cada dez famílias, que é o nosso sonho, espelhado no maior mercado mundial [EUA]. A pesquisa vai mostrar que a educação para o consumidor é a chave de sucesso para o setor.”

O executivo acredita que a pesquisa vai ajudar os produtores a definirem suas próprias estratégias para aumentar o consumo de orgânicos. “A estratégia virá da informação, da demanda do consumidor. Por isso nós temos que dar esse informação para que o produtor possa entender o mercado.”

Ming Liu destaca ainda que a busca pela saúde é o que faz o consumidor comprar produtos orgânicos. “É uma demanda global de consumidores que estão buscando saúde, prevenção, segurança alimentar e qualidade de vida. A saúde envolve alimentos saudáveis, cada vez menos processados, com menos conservantes e produtos químicos.”

Os hortifrutis se mantêm na liderança de consumo no setor orgânico, sendo 35% frutas, 24% de verduras, 21% alface, 16% legumes, 15% tomate e 8% de hortaliças. A pesquisa aponta ainda que 35% dos consumidores brasileiros sabem que existem outros tipos de produtos orgânicos além dos alimentícios, como produtos de limpeza, cosméticos e vestuário.

O preço dos produtos orgânicos ainda pesa na decisão de compra para 65% dos entrevistados, mas para 48% dos que consomem essa diferença é justificada. “O que nos anima é perceber que uma parcela significativa dos brasileiros já reconhece claramente o valor agregado aos produtos orgânicos, pois tanto os que consomem como os que não consomem esse tipo de produto, entendem que os custos de produção mais elevados justificam o maior preço dos orgânicos”, disse o diretor de branding do Organis, Cobi Cruz.

De acordo com pesquisa, 84% dos pesquisados que consumiram orgânicos nos últimos 30 dias relatam a saúde como motivo para consumir os produtos. Já 30% consideram as características do produto; 9%, a preocupação com o meio ambiente; 9%, a curiosidade; e 7%, o estilo de vida.

FolhaPress SNG

Comentários

comentários

Veja também