Tempo - Tutiempo.net

Tendinite: como identificar e como tratar

Tendinite - Saiba como diagnosticar e tratar

A tendinite é uma alteração da estrutura do tendão causada pelo uso repetitivo ou exagerado. A alteração mais importante que o tendão sofre é a mudança das células de colágeno.

Com essa descoberta, a doença agora é chamada de tendinopatia. Ela pode afetar qualquer tendão do corpo. Os sintomas são dor localizada, que piora com aumento de carga.

Para falar sobre o assunto, o Bem Estar convidou dois especialistas nesta terça-feira (20): o ortopedista Alexandre de Christo Viegas e a fisioterapeuta Alê Arkie.

Quando a tendinopatia aparece, a dor pode ser sentida logo no início de uma atividade.

Com o movimento, a dor desaparece, mas assim que o corpo esfria, ela volta. Algumas pessoas estão mais predispostas a ter a tendinopatia, por causa de desequilíbrios musculares ou fatores sistêmicos como obesidade, diabetes, uso prolongado de corticosteroide ou antibióticos.

Quem tem a doença precisa ter paciência durante o tratamento.

Ela tem cura, mas o processo é lento.

Entre os tratamentos estão: exercício excêntrico do tendão, injeções de corticosteroides, laser de baixa intensidade, terapia de ondas de choque e cirurgia (se houver ruptura do tendão).

As mais comuns

Punho e cotovelo: comum em pessoas que repetem o mesmo movimento inúmeras vezes.

Ombro, quadril e joelho: geralmente causada pelo excesso de esforço e muita carga. Excesso de peso também pode ser fator.
Pé: geralmente causada pelo uso de calçado inadequado durante uma atividade física, excesso de peso e tipo de pisada.

Marcelle Pinheiro

 

OUTRAS NOTÍCIAS