Tempo - Tutiempo.net

Dois grandes artistas se vão para o plano espiritual Fernando Faro e Billy Paul

O jornalista, produtor musical e diretor Fernando Faro, criador e apresentador do “Ensaio”, da TV Cultura, morreu na noite deste domingo (24) aos 88 anos, em São Paulo. Em nota, a emissora informa que a causa da morte foi infecção pulmonar.

Faro estava internado desde 26 de janeiro no Hospital Oswaldo Cruz, inicialmente por causa de uma desidratação. Segundo a produtora do produtor, o quadro se agravou e evoluiu para infecção.

O velório teve início às 9h desta segunda-feira no Cemitério do Araçá. A cerimônia de cremação está marcada para as 20h no Crematório da Vila Alpina.

Além das entrevistas com grandes nomes da MPB feitas no “Ensaio”, Faro produziu diversos programas musicais a partir da década de 1960. Um deles foi “Divino, Maravilhoso”, marco do tropicalismo exibido pela TV Tupi entre outubro e dezembro de 1968. Os apresentadores eram Caetano Veloso e Gilberto Gil, que recebiam convidados como Gal Costa e Os Mutantes.

Ao longo da carreira, Fernando Faro produziu nomes como Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Marcos Valle.

Dentre as entrevistas que fez, destacaram-se Elis Regina, Adoniram Barbosa, Vinicius de Moraes, Tom Zé, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Baden Powell, Fundo de Quintal, Toquinho, Dorival Caymmi, Tim Maia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Maria Rita, Beth Carvalho, Renato Teixeira, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Cauby Peixoto e Emicida.

Em seu perfil no Facebook, o músico e apresentador Rolando Boldrin, a frente do programa “Sr. Brasil”, também da TV Cultura, lamentou a morte: “Hoje a TV Brasileira perde um grande profissional. Nosso Querido Amigo Fernando Faro. A música Brasileira perde a sua Maior Referência, e o Céu ganha um Anjo da nossa Música”.

Outra morte

Morreu também neste domingo (24) nos Estados Unidos, aos 81 anos, o cantor Billy Paul, um dos maiores nomes da música soul americana. A informação foi publicada no site oficial do artista. Billy Paul estava com câncer e morreu em casa, no estado de Nova Jersey.

O cantor ficou conhecido no mundo todo pela voz grave e marcante e por sua contribuição para o desenvolvimento do rythm and blues moderno.

billy_paul_-_foto_-_divulgacao

Nascido Paul Williams em 1º de dezembro de 1934 em Filadélfia, Billy Paul começou a carreira com apenas 11 anos.

Na juventude, o cantor se apresentava em clubes e universidades ao lado de várias lendas do jazz e do soul, incluindo Charlie “Bird” Parker, Nina Simone, Miles Davis e Roberta Flack.

Um dos maiores sucessos de Billy Paul é “Me and Mrs Jones”, de 1972. A canção foi número um na “Billboard Hot 100 e R&B” e recebeu um Grammy.

A música é sobre uma aventura extraconjugal e foi regravada por vários artistas, como a dupla Hall and Oates e o crooner Michael Buble.

Mas. em uma decisão comercialmente desastrosa, Billy decidiu lançar na sequência uma música totalmente distinta chamada “Am I black enough for you?” (“Sou negro o suficiente para você?”), com um tom mais funk e referências ao movimento radical Black Power.

“Esta canção estava à frente de seu tempo”, afirmou o artista muitos anos depois. “Agora é muito popular. Recuperou o tempo perdido, agora temos um presidente negro”, disse mais tarde, em referência a Barack Obama.

O primeiro álbum de Billy Paul, “Fellin’ good at the Cadillac Club” foi lançado em 1968. Ao todo, Paul lançou 15 discos entre 1968 e 1988.

cljornal/G1

OUTRAS NOTÍCIAS