Tempo - Tutiempo.net

A Bahia possui a maior população rural do país

Bahia, população, rural, maior, Brasil

A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos na Bahia são suas praias cheias de belezas naturais. Mas, há alguns anos, o agronegócio baiano também vem se destacando no cenário nacional. A agropecuária é uma das bases da economia do estado e só cresce a cada ano.

O principal pólo de produção agrícola do estado está localizado no lado oposto das belas praias e é conhecido como o Oeste Baiano.

4% da produção agrícola do Brasil é realizada na Bahia.

Além dos rendimentos do próprio agronegócio, o estado vem recebendo investimentos de diversos outros setores como comércio e serviços. Mas as lavouras ainda têm uma boa representatividade no PIB do estado.

A cada ano, a produção baiana é ampliada ainda mais, com melhores processos e uso de tecnologia, produzindo mais e, consequentemente, exportando mais. O setor movimenta a economia baiana e gera empregos aos moradores.

Da atividade econômica do estado, 24% é realizada pelo agronegócio. Do PIB total, US$ 76,2 bilhões, o agronegócio é responsável por gerar US$ 18,3 bilhões. Das exportações baianas, 37% pertencem ao agronegócio.

A Bahia tem um total de 29 milhões de hectares de áreas agricultáveis.

A região que mais se destaca e, atualmente, é a líder em produção de grãos no estado é a Região Oeste, que tornou-se, também, o pólo de grãos de todo o Nordeste.

O Oeste Baiano é uma das regiões mais produtivas do país e teve o cultivo de soja, milho, arroz, café e algodão aumentado de forma significativa nos últimos anos. Ela compõe a região econômica brasileira conhecida como MATOPIBA, junto com os estados do Maranhão, Tocantins e Piauí.

É no Oeste Baiano que estão o maior produtor de algodão, o segundo maior produtor de feijão e o quarto maior produtor de soja do Brasil.

Por ter uma agricultura variada, essa região se destaca em safras de grãos e fibras, além de produtos como café, mandioca, e frutas como banana, mamão, manga, maracujá e coco.

A região recebe investimentos altos, principalmente no âmbito da fertilização do solo e em seu manejo adequado, o que resulta em uma grande melhora na qualidade das terras, tornando possível transformar o cerrado em uma região cultivável.

O Oeste é composto por áreas de vale e de cerrado, onde são desenvolvidos dois tipos de agricultura:

As três culturas com maior número de produção na região Oeste, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), são SOJA, em primeiro lugar, ALGODÃO, em segundo, e MILHO, em terceiro.

O agronegócio é o maior empregador do Oeste da Bahia, além de investir quantias grandes nos aspectos sociais do estado, com políticas que envolvem ações nas áreas da cultura, saúde e profissionalização.

Além dos investimentos em pesquisa e técnicas de plantio sustentáveis, que têm o objetivo de tornar a produção baiana cada vez mais rentável e saudável para o meio ambiente.

É por isso que o Oeste Baiano é uma das regiões agrícolas de produção de alta escala com a maior conservação de biodiversidade do planeta.

O Oeste da Bahia é um modelo de crescimento agrícola através do uso de tecnologia avançada e sustentável.

A Bahia é o 7º maior estado brasileiro produtor de Soja, segundo dados de 2016 do IBGE, mas sua produtividade média pode ser equiparada com a nacional.

Esta é a principal cultura cultivada na região Oeste. Seu cultivo iniciou na década de 1980. Entre as principais cidades produtoras está Luís Eduardo Magalhães, responsável por cerca de 60% da produção do grão no estado, tornando-se um das cidades mais prósperas da Bahia. É lá que acontece uma das maiores feiras do setor, a Bahia Farm Show.

cljornal com informações do IBGE

OUTRAS NOTÍCIAS