Tempo - Tutiempo.net

Agrishow 2019: hotel de abelhas e app que mapeia colmeias ajudam a evitar extinção de polinizadores

Hotel de Abelhas instalado em propriedade rural — Foto: Bayer AG/Divulgação

O desaparecimento de diversas espécies de abelhas é um fato conhecido em todo o mundo e está relacionado a diferentes fatores, como o uso incorreto de defensivos agrícolas, as mudanças climáticas e a perda dos habitats desses insetos em consequência da exploração da terra.

No Brasil, o cenário não é diferente. Especialmente em São Paulo e Santa Catarina, estudos apontam o enfraquecimento e até o colapso de algumas colônias. Por isso, agricultores, apicultores e empresas do setor têm se unido em busca de alternativas para evitar a extinção das espécies.

Um desses projetos é o “Hotel de Abelhas”, desenvolvido pela Bayer e cujo objetivo é servir de abrigo para insetos polinizadores solitários. Um modelo está sendo apresentado na Agrishow 2019, feira de tecnologia agrícola que acontece em Ribeirão Preto (SP).

“A gente tem vários agentes polinizadores. Mas, a abelha é a mais importante. Estima-se que elas sejam responsáveis por 70% de culturas, principalmente frutas e vegetais”, explica a engenheira agrônoma Cláudia Quaglierini, gerente de políticas agrícolas da Bayer.

Imagem mostra inseto utilizando o Hotel de Abelhas, apresentado na Agrishow 2019 — Foto: Bayer AG/Divulgação
Imagem mostra inseto utilizando o Hotel de Abelhas, apresentado na Agrishow 2019 — Foto: Bayer AG/Divulgação

Cláudia afirma que o hotel foi projetado para abelhas solitárias, que não vivem em colmeias e não produzem cera ou mel, como as mais conhecidas no país. Esses insetos – estima-se que existam 3 mil espécies – vivem em cavidades no solo ou nos troncos das árvores.

Mas, como as lavouras ocupam extensas áreas territoriais, essas abelhas estão perdendo o seu habitat natural e o “hotel” surge como uma alternativa de abrigo, evitando a mortalidade. Ao mesmo tempo, a estrutura protege os insetos em caso de pulverização.

“Quando a gente fala em abelha no Brasil, todo mundo recua porque se lembra do ferrão. A gente tem medo, é instintivo. O Hotel de Abelhas é justamente para garantir a manutenção e a biodiversidade dessas abelhas que a gente desconhece”, diz a agrônoma.

Construído em madeira no formato de um favo de mel, o hotel possui pequenos tocos e galhos com orifícios, onde as abelhas podem se abrigar. Em um dos compartimentos, o agricultor também pode colocar feno, para uma espécie que vive nesse ambiente.

Responsável técnico de vendas, Rodrigo Marcatto explica os benefícios do Hotel de Abelhas — Foto: Adriano Oliveira/G1
Responsável técnico de vendas, Rodrigo Marcatto explica os benefícios do Hotel de Abelhas — Foto: Adriano Oliveira/G1

Hoje, 62 unidades estão espalhadas pelo país em propriedades rurais e institutos de pesquisa, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal (SP), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

“A forma mais fácil é o agricultor obter pelo sistema de pontos da Bayer. Todo produtor que adquire um produto da marca acumula uma quantidade de pontos e pode trocar pelo que quiser, inclusive o Hotel de Abelhas”, diz Rodrigo Marcatto, responsável técnico de vendas.

Segundo Marcatto, a estrutura não exige manutenção e é tratada com impermeabilizante, para ser deixada exposta a diversas temperaturas e à chuva. O “hotel” pode ser instalado no campo, em meio à lavoura, ou na sede da propriedade.

“Quanto mais abrigos possíveis existirem em áreas de fácil acesso aos insetos, melhor será para o meio ambiente e a biodiversidade. A meta é divulgar esse projeto para que as abelhas tenham locais onde possam se desenvolver”, destaca.

Hotel de Abelhas pode ser instalado próximo à sede da fazenda para atrair insetos solitários — Foto: Bayer AG/Divulgação
Hotel de Abelhas pode ser instalado próximo à sede da fazenda para atrair insetos solitários — Foto: Bayer AG/Divulgação

Integração

A integração entre agricultores e apicultores também é fundamental para evitar a extinção das abelhas. Por isso, o setor de defensivos criou o movimento Colmeia Viva, sob a liderança do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

Entre as iniciativas do Colmeia Viva destaca-se o “Mapeamento de Abelhas Participativo”, que conta com o apoio da Unesp e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e que tem como objetivo identificar fatores que contribuem para a mortalidade desses insetos.

Ainda em andamento, o estudo inédito já possibilitou a construção de um plano de ação nacional voltado às boas práticas de aplicação de defensivos, além da criação de um aplicativo para facilitar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas.

Nessa ferramenta, o agricultor aponta onde vai aplicar o produto e o apicultor diz onde estão as colmeias. Quando há sobreposição das áreas de agricultura e apicultura, ambos recebem alertas para adoção de medidas que evitem a contaminação das abelhas.

Aplicativo Colmeia Viva é uma das iniciativas para proteção das abelhas no Brasil — Foto: Adriano Oliveira/G1
Aplicativo Colmeia Viva é uma das iniciativas para proteção das abelhas no Brasil — Foto: Adriano Oliveira/G1

A Bayer é uma das signatárias desse movimento. Gerente de boas práticas da empresa, Adriana Ricci diz que há uma série de metas a serem cumpridas até 2020 e que constam em um acordo assinado entre as parceiras e o Ibama.

A primeira delas foi o treinamento de 100% da equipe comercial sobre o uso correto dos produtos e a importância da apicultura e da preservação das abelhas. Até o fim do ano, 70% da rede de distribuição também deve ser esclarecida sobre os mesmos temas.

“Nós queremos que nossos produtos sejam utilizados de maneira correta no campo para garantir a segurança do meio ambiente, do trabalhador rural. Acreditamos que essa iniciativa é de essencial importância para garantir a agricultura brasileira”, afirma.

Abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas — Foto: Pixabay/Divulgação
Abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas — Foto: Pixabay/Divulgação

G1

OUTRAS NOTÍCIAS