Tempo - Tutiempo.net

Aprosoja dá largada ao Circuito Tecnológico Etapa Soja no dia 19 de outubro

O Circuito Tecnológico – Etapa Soja de 2015 começa no dia 19 de outubro. O evento é realizado anualmente pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) durante o plantio e tem o objetivo de realizar diagnóstico do cenário da safra, por meio da coleta de dados quantitativos e qualitativos, de amostras de sementes, fertilizantes e plantas daninhas.

Também é a partir destas rodadas, de perfil especificamente técnico, que a Aprosoja obtém um raio X da situação da implantação da cultura da soja, o uso de insumos, as condições de financiamento, o clima e a logística no interior.

Para isso, o Circuito é dividido em duas partes. Na primeira etapa, de 19 a 23 de outubro, passa pelas regiões Norte e Oeste. Na segunda semana, de 26 a 30, será a vez das regiões Sul, Leste e Norte novamente.

“Vamos percorrer 27 municípios nesta primeira semana e 32 municípios na segunda semana. Serão aproximadamente 9.500 quilômetros em Mato Grosso, com a meta de termos oito visitas diárias, totalizando 600 visitas por expedição.

Para chegar a esse resultado, contaremos com oito equipes em campo”, explica a analista de projetos da Aprosoja, Cristiani Bernini.

As equipes neste ano serão formadas por universitários cursando os últimos semestres de Agronomia, pesquisadores da Embrapa Soja de Londrina, no Paraná, Embrapa Agrosilvipastoril de Sinop, técnicos do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), representantes das empresas Dimicron, Kleffmann, Sicredi e Agroconsult. O PhD em Fitopatologia José Tadashi e o doutor Franscisco Cunha, da Tect-Fétil, também participarão, como consultores.

Coletiva de imprensa – A programação completa, como os municípios que o Circuito Tecnológico passará, e outras informações adicionais serão apresentadas durante coletiva de imprensa no dia 14 de outubro, às 9h, na sede da Aprosoja, em Cuiabá.

Para quem acompanhará o Circuito Tecnológico, haverá treinamento técnico, durante o dia 16 de outubro.

Na ocasião serão dadas orientações sobre roteiro e informações técnicas de metodologia de coletas de fertilizantes, plantas daninhas e sementes de soja, questionário e sobre o manuseio das boletas de campo.

Fonte: Aprosoja MT

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS