Tempo - Tutiempo.net

Área e produção de algodão vai crescer 8% na safra 2014/2015 no Brasil

A próxima safra de algodão deverá crescer em área e em produção com o impulso da chamada “safrinha”, que passará a ser, pela primeira vez, a mais importante em plantio para a pluma no País, informou ontem a consultoria Agroconsult

O crescimento projetado do plantio 2014/2015 da segunda safra (“safrinha”), de 35% ante 2013/2014, para 616 mil hectares, mais do que compensará recuo de 10% na área de algodão verão, para 598 mil hectares.

Dessa forma, a área total com algodão no País em 2014/2015 deverá atingir 1,21 milhão de hectares, alta de 8% ante 2013/2014, segundo a Agroconsult.

E a colheita foi projetada em 1,8 milhão de toneladas de pluma, contra 1,7 milhão na safra anterior. “O produtor de algodão vai decidir entre plantar soja [no verão] e milho safrinha [no inverno] ou plantar soja e algodão safrinha”, disse o analista da Agroconsult Marcos Rubin.

O algodão seguiria assim o caminho do milho, que nas últimas temporadas tem apresentado maior produção na segunda safra, com a soja dominando as terras no plantio de verão.

“Diante de um cenário de preço ruim para o milho, a gente vê um crescimento expressivo da área de algodão safrinha”, acrescentou Rubin, sem detalhar o efeito disso para o milho.

 

A área de milho segunda safra do Brasil, de qualquer forma, é bem maior do que a de algodão, superando 9 milhões de hectares, segundo levantamento do governo para 13/14.

 

Novas áreas de safrinha

 

Pelos levantamentos da Agroconsult, o plantio da safrinha de algodão – semeada imediatamente após a colheita da safra de verão de soja – tornou-se realidade no Centro-Oeste brasileiro desde a safra 2008/2009.

Em Mato Grosso, principal produtor de algodão do País, a safrinha já responde por 70% a 80% da área semeada com a cultura, com forte concentração no oeste e médio-norte do estado.

A Agroconsult projeta agora aumento da opção pelo algodão safrinha também no sudeste de Mato Grosso, em Goiás e Mato Grosso do Sul.

“O algodão safrinha tem mais riscos climáticos, mas os produtores estão dominando muito bem a tecnologia”, disse Rubin.

Por questões agronômicas, principalmente regime de chuvas, a Bahia – segundo principal estado produtor – planta algodão apenas na safra de verão.

O mercado de algodão foi abalado no primeiro semestre com a notícia de que a China, principal consumidor de algodão do mundo, vai interromper seu programa estatal de estocagem – que retirava produto do mercado e puxava os preços -, passando para um programa de subsídio direto aos produtores.

O clima favorável no Texas, principal estado produtor nos EUA, também ajudou a derrubar as cotações.   

Fonte: Reuters/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS