Tempo - Tutiempo.net

Brasil vai analisar solos com tecnologia usada pela Nasa

Análise de solos no Brasil vai contar com tecnologia usada pela Nasa

Cientistas brasileiros desenvolveram um equipamento capaz de analisar solos de forma rápida, limpa e economicamente acessível ao produtor rural. A inovação não gera resíduos químicos e pode fazer a análise de 1.500 amostras por dia, fornecendo dados de quantidade de carbono orgânico do solo, textura (teores de areia, silte e argila) e pH.

O equipamento, batizado de AGLIBS, é o primeiro resultado da parceria da Embrapa Instrumentação (SP) com uma startup voltada ao agronegócio, que levou à criação da Agrorobótica, fundada em 2015. O desenvolvimento começou após a empresa observar que muitos agricultores não faziam a análise de solo devido ao seu alto custo e, por isso, aplicacavam insumos agrícolas sem recomendações agronômicas, gerando falta ou excesso de corretivos e fertilizantes nas lavouras.

A previsão da Agrorobótica é que a nova tecnologia esteja disponível no mercado ainda neste primeiro semestre, e que possa avaliar em tempo real, em laboratório, as amostras de solo, enquanto as análises convencionais demoram alguns dias para fornecer resultados.

Globo Rural

OUTRAS NOTÍCIAS